Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Deputados derrubam veto de governador e professores deverão receber auxílio

O Governador tem dois dias para publicar a Lei, caso contrário, será promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa. A previsão é que cada professor interino recebe R$ 1 mil e 100.

Os deputados da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, durante sessão legislativa, iniciada na tarde desta segunda-feira (22), derrubaram o veto do Governador Mauro Mendes, sobre o Projeto de Lei 365/2020, de autoria das lideranças partidárias, que trata de auxílio emergencial aos professores interinos e contratados da Secretaria de Educação do Estado.

A derrubada do veto teve 16 votos favoráveis e cinco votos contrários, após duas votações com aprovação unânime pelos deputados. Apesar de ser aprovado em duas votações da Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei 365/2020 foi vetado pelo Governador do Estado, alegando improbidade administrativa.

De acordo com a justificativa do governo do estado, o projeto possui vício de inconstitucionalidade formal por interferir na administração pública e invadir uma competência do governador, e vício de inconstitucionalidade material por criar benefício emergencial à uma categoria inexistente no quadro de professores do Estado de Mato Grosso.

O que é o Projeto?

O PL 365/2020 foi uma proposta aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 13 de maio de 2020, para amparar os profissionais que tiveram o contrato com o governo suspenso e estão sem renda desde o começo da pandemia, porém o Poder Executivo vetou o projeto.

No dia 08 de junho de 2020, o Governador do Estado optou por vetar o Projeto de Lei, alegando vício de inconstitucionalidade, entre outros argumentos. O veto do Governo do Estado pode ser visualizado em um arquivo, disponível no site oficial da Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

Os Beneficiados

O auxílio previsto em Lei, para os professores interinos, é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), tendo em vista à crise enfrentada devido ao coronavírus. Este auxílio será válido após a sanção do governador do Estado e, caso não sancionar, a Lei é promulgada pelo presidente da Assembléia, Eduardo Botelho.

Conforme garante a legislação de Mato Grosso, o governador tem dois dias para decidir se sanciona o Projeto. Os professores interinos seriam contratados em março, quando iniciou a pandemia. Devido aos decretos de suspensão das atividades escolares, esses profissionais não tiveram seu contrato renovado.

Segundo o que a Seduc-MT repassou à 93 FM, os professores que não iniciaram o ano letivo, devido à greve em 2019, não poderiam ser recontratados pelo Estado.

Na esfera Estadual existem os professores efetivos, que são profissionais que passam em concursos públicos e também os profissionais que são contratados para dar aula, onde todos os anos o Governo realiza um chamado. Os professores contratados são postos em um calendário eventual, pois atuam conforme o contrato temporário.

Os professores não podem solicitar o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal, pelo fato de terem o piso salarial acima do permitido pela Medida Provisória, que instituiu o benefício. As pessoas que possuem direito ao auxílio devem ser trabalhador autônomo, micro-empreendedor individual e aqueles que não têm carteira de trabalho assinada.

O Governo

A equipe de jornalismo da 93 FM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), para abordar o assunto e obter uma resposta. De acordo com a nota enviada pela pasta à 93 FM, o Estado já está se mobilizando para que esses profissionais tenham suas dificuldades reduzidas.

Conforme a nota, o Governo alega que todos os professores contratados, que retornaram o ano letivo em 2020, tiveram seu contrato temporário renovado. Segundo a Seduc-MT, os professores que não iniciaram o ano letivo, devido à greve em 2019, não poderiam ser recontratados pelo Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies