Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Deputados criticam estudo sobre eventual fechamento de 21 delegacias no Estado

Deputados querem levar para a Assembleia a discussão em torno da possibilidade de fechamento de 21 delegacias da Polícia Judiciária Civil (PJC) no interior do Estado. O estudo está sendo realizado pela própria PJC e partiu de um ofício protocolizado em dezembro do ano passado pelo sindicato que representa os investigadores, que alega sucateamento, falta de recursos humanos e de estrutura suficiente para a realização do trabalho nas unidades.

Na sessão ordinária desta quarta (27), quatro deputados apresentaram requerimento para que o Governo do Estado dê mais detalhes em relação à possibilidade de encerramento das atividades das unidades. Os parlamentares que pediram esclarecimentos são Lúdio Cabral (PT), Ulysses Moraes (DC), Delegado Claudinei (PSL) e Elizeu Nascimento (DC).

“O ideal é que tenhamos em cada município uma delegacia, porque os serviços que são essenciais para a população precisam ser ampliados. O governador Mauro Mendes (DEM) tem que nos explicar como que pretende melhorar a qualidade da segurança pública, restringindo a realização dos serviços que são de responsabilidade do Estado”, argumentou Lúdio.

Já Claudinei afirmou, da tribuna, que vai requerer a realização de uma audiência pública para reunir os representantes dos municípios que serão atingidos com a possível redução do número de delegacias. “Precisamos de urgência para fazer essa audiência pública e verificar os prejuízos. É uma dificuldade que o governo está colocando para a sociedade”.

“Os cidadãos não merecem uma falta de respeito tão grande, como a do governo. Hoje vamos fazer a primeira reunião para instaurar a Comissão de Segurança Pública, onde deverá haver alinhamento do discurso para buscar do governo uma solução para as 21 delegacias”, defendeu Elizeu Nascimento.

Para o líder do Governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) a realização de uma audiência pública será preponderante para o entendimento do assunto, mas, esclareceu aos parlamentares que o estudo para o fechamento das delegacias foi feito durante todo o ano de 2018.

“Ano passado, o governo recorreu a essa Casa para garantir recursos para a Segurança Pública. Nos mobilizamos para suprimir o Fundo da Segurança com R$ 250 milhões”, justificou Dilmar, para reforçar a justificativa de que o eminente fechamento das delegacias é justificado pelo alto custo que possui o Executivo para manter as unidades. “Este é um estudo para saber a possibilidade de fechar ou não essas unidades”, complementou o parlamentar.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou, por meio de assessoria de imprensa, que o estudo sobre o fechamento das delegacias está sendo feito pela PJC e que ainda não existe nenhuma discussão formal em trâmite na pasta.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da PJC para que esclareça detalhes sobre o estudo de fechamento das delegacias, mas ainda não obteve retorno até o fechamento desta matéria. (Do Rd News)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies