Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Curso de técnico em agropecuária deve oferecer 40 vagas em Cláudia

O curso é voltado a estudantes que já concluíram o Ensino Médio.

0 31

O município de Cláudia deverá ter a primeira turma de curso técnico regular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso ofertada fora da sede da unidade de ensino federal.

A iniciativa irá disponibilizar 40 vagas para o curso técnico em Agropecuária, e é objeto de um convênio firmado no começo do mês entre a Prefeitura de Cláudia, o IFMT e a Fundação Uniselva. Em Sorriso, o curso é aplicado para alunos do Ensino Médio, por isso, pode apresentar algumas alterações na grade curricular.

O curso, voltado a estudantes que já concluíram o Ensino Médio, será ministrado presencialmente por professores do IFMT às sextas-feiras e sábados, mas em decorrência da pandemia ainda não tem data definida para o início das aulas.

Na manhã desta quinta-feira (18), representantes das instituições envolvidas participaram de uma videoconferência para pontuar as próximas ações que antecedem o início das aulas da turma, entre elas a publicação do edital com a oferta de vagas, prevista para os próximos dias.

Deve ser adotado como critério para classificação, a média obtida pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao longo do Ensino Médio por meio da análise das notas disponíveis no histórico escolar ou em provas utilizadas como referência para a certificação da conclusão do Ensino Médio, como o Provão, Enem ou Encceja.

 

Realidade

Tanto o curso oferecido, quanto o processo de seleção serão gratuitos. A inciativa foi comemorada por muitas autoridades, entre elas a secretária municipal de Educação de Cláudia, Claudevania Barbon Anderle.

“Nós estamos muito felizes. Agradecemos todo o apoio recebido pelo prefeito para que nós, enquanto Secretaria Municipal de Educação, conseguirmos pensar além da educação básica. Já temos ações voltadas à educação superior e, agora, à formação técnica”, comemora a secretária municipal de Educação e Cultura, Claudevania Barbon Anderle.

Curso técnico em agropecuária deve oferecer 40 vagas em Cláudia
O curso deve ser ministrado presencialmente, assim que a pandemia for encerrada. (Foto: IFPE / Rafaela Vasconcellos)

Para o reitor do IFMT, prof. Willian Silva de Paula, a soma de esforços encontrada nessa iniciativa é essencial para otimizar a atuação do poder público. “A parceria é o melhor caminho para a sociedade. Juntos conseguimos desenvolver mais ações”, destacou.

Na videoconferência, o reitor também informou os participantes sobre a publicação no diário oficial, na data de ontem, da Portaria nº 193/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que trata sobre o Programa de Residência Profissional Agrícola, e que pode fazer com que o curso que está em implantação traga ainda mais benefícios à comunidade de Cláudia.

Para fazer a inscrição do Curso – Clique aqui.

O anúncio da portaria reforça expectativa que a abertura do curso dá à comunidade de que esse pode ser o pontapé inicial para uma nova era de avanços para o município, cuja vocação econômica tem um forte vínculo com a produção agropecuária.

“Estar aqui é um primeiro passo. Dependendo das nossas condições, faremos de tudo para melhorar esse relacionamento”, afirmou o prefeito Altamir Kürten.

O diretor geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir Von Dentz, destacou a importância do papel da Uniselva – fundação de apoio para ações do IFMT e da Universidade Federal de Mato Grosso – para dar mais agilidade à abertura do curso tão esperado pela comunidade de Cláudia.

“Por vezes nós temos dificuldades em fazer no tempo que queremos, mas, no final das contas, precisamos encontrar o melhor caminho para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região. Essa também é nossa missão”, comenta von Dentz.

Durante a videoconferência, o diretor geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel, lembrou aos participantes alguns dos projetos desenvolvidos pelo IFMT com apoio da Fundação, e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na construção do convênio.

Para ele, aumentar o alcance da instituição em municípios do interior do estado é um marco importante. “Minha visão é da importância do aperfeiçoamento… Fico muito feliz de termos chegado a Sorriso e, agora, a Cláudia”, comenta Maciel. (93 FM com Ascom)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies