Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Cuidados Com a Umidade do Ar Durante a Prática Esportiva

Veja Dicas Essenciais Para Praticar Atividades Físicas Durante a Estação Seca do Ano

prática esportiva é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, contribuindo para a adoção de um estilo de vida saudável, no qual optamos por ações e hábitos que contribuam para a saúde do nosso organismo. 

Assim, cada vez mais pessoas tem buscado praticar esportes e exercícios com o intuito de evitar o sedentarismo e manter hábitos saudáveis para o seu bem-estar, onde a prática esportiva possui papel fundamental. 

Pois em tempos desafiadores como os que estamos vivenciando, é importante adotarmos hábitos que contribuam para nossa saúde física e mental. E nesse contexto, a prática de esportes e atividades físicas contribuem de forma significativa. 

No entanto, estamos entrando na estação seca do ano, onde a umidade do ar fica significativamente reduzida, afetando diretamente a qualidade do ar. E, por esse motivo, é importante que tomemos alguns cuidados específicos ao praticar esportes e atividades físicas durante a estação seca do ano. 

Assim, quando a umidade do ar está baixa, podemos apresentar os seguintes sintomas: 

  • Problemas respiratórios 
  • Dificuldade para respirar 
  • Sangramentos nasais 
  • Desidratação 

Principalmente para aqueles que possuem problemas respiratórios, como asma, é muito importante tomar os cuidados necessários para praticar atividades físicas nos meses em que há uma queda na umidade do ar. 

A redução da umidade do ar ocorre durante as estações frias do ano, principalmente durante o inverno, onde podemos sentir nitidamente que o ar está mais seco, afetando de forma significativa a nossa respiração. 

Mas com cuidados específicos, é possível praticar atividades físicas e esportes sem que seu sistema respiratório, e seu desempenho, sejam comprometidos, basta seguir as recomendações que listaremos para você logo abaixo. 

Ressaltamos também, que antes do início de qualquer atividade física ou esportiva, é importante realizar uma consulta médica para a análise completa do seu quadro, pois o médico será capaz de avaliar suas condições físicas e de saúde para que assim você possa iniciar, seguindo as recomendações médicas, a prática esportiva ou a prática de atividades físicas. 

Cuidados com a umidade do ar durante a prática esportiva

Cuidados Com a Umidade do Ar Durante a Prática Esportiva 2Hidratação 

Beber água em quantidades suficiente é um hábito essencial para a nossa saúde e bem-estar, e durante os meses em que a umidade do ar é baixa, a hidratação é um fator de imensa importância, sendo também muito importante para a prática esportiva durante a estação seca. 

Ter uma garrafa de água sempre em mãos irá garantir que seu corpo receba a quantidade de água necessária para o seu bom funcionamento, mesmo que a umidade relativa do ar apresente-se de forma reduzida. 

  • Escolha do horário 

A escolha do horário para a realização da prática esportiva também é muito importante durante a estação seca, pois seu desempenho pode ser diretamente afetado dependendo do horário escolhido para a realização da atividade física. 

Assim, o recomendado é que você escolha horários logo pela manhã, antes das nove horas, ou ao entardecer, depois das cinco horas da tarde. Pois durante esse período o clima é mais ameno e contribui para a realização de atividades físicas durante os meses em que a umidade do ar é baixa. 

  • Intensidade da atividade física 

Outro fator muito importante para a prática de atividades físicas e esportiva em períodos em que a umidade do ar se apresenta de forma reduzida, é a intensidade das atividades que estão sendo realizadas. 

É importante reduzir a intensidade dos exercícios ou da prática esportiva, pois a umidade do ar pode afetar de forma significativa o seu desempenho. Por esse motivo, é importante respeitar os limites do seu corpo e praticar a atividade física na intensidade ideal para o seu organismo. 

Ressaltamos também que, em decorrer da pandemia do novo coronavírus, é importante seguir todas as medidas de prevenção à doença durante a prática esportiva, usando máscara de proteção, higienizando as mãos sempre que necessário, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações. Pois essas medidas tornam a sua atividade física ainda mais segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies