Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

COVID-19: Dois municípios do estado de Mato Grosso receberam doses vencidas

Os problemas ocorreram com 3 lotes da AstraZeneca, que possuem 6 meses de validade, mas chegaram aos municípios menos de um mês antes de vencer. Cerca de 160 cidades utilizaram as doses vencidas, em âmbito nacional.

Uma matéria publicada pelo site Metrópoles informa que duas cidades de Mato Grosso receberam doses da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca próximas da data de validade e utilizaram o produto após o prazo expirar. Segundo a reportagem, Água Boa e Primavera do Leste  receberam as doses.

Foram utilizados dados do Ministério da Saúde das vacinas aplicadas e os registros de envios do imunizante para os estados, onde constam a data de vencimento de cada lote. Os problemas ocorreram com 3 lotes da AstraZeneca, que possuem 6 meses de validade, mas chegaram aos municípios menos de um mês antes de vencer. Cerca de 160 cidades utilizaram as doses contra a COVID-19 vencidas, segundo a matéria.

O produto foi entregue  no mês de  fevereiro e março nos municípios, mas as doses venciam no começo de abril, dando poucos dias para a utilização. Entre a primeira a segunda dose deve ser respeitado um prazo de até 84 dias.

Apesar do envio ser realizado pelo Ministério da Saúde e a distribuição pela Secretaria Estadual de Saúde, é responsabilidade dos municípios checarem a data de validade antes da aplicação do imunizante contra a COVID-19.

Outro lado

A Prefeitura de Primavera do Leste afirmou para o Gazeta Digital que, apesar de ter recebido as doses próximas ao prazo de vencimento, essas vacinas não foram usadas após a validade e que o movimento desse imunizante está registrado, para garantir que nenhum morador foi vacinado com o lote vencido.

A Prefeitura de Água Boa foi procurada pela reportagem do Gazeta, mas as ligações foram transferidas várias vezes, sem que ninguém respondesse ao questionamento sobre as doses.

(Com Gazeta Digital)

Leia também – CASO HEITOR: Indícios Apontam Para Rapto

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies