Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Coronavírus afeta trabalho de políticos em Brasília

Medidas de prevenção estão sendo tomadas pelo Senado Federal, através de um Ato Administrativo do Presidente.

Na última sexta-feira (13), o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), informou ter realizado exame, com resultado positivo para o Covid-19. O senador representou o Senado na viagem aos Estados Unidos com o presidente Jair Bolsonaro no início do mês.

Em nota, o senador disse ter sido surpreendido quando um dos integrantes do voo de regresso foi positivado para o Covid-19 – o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten.

“Segui fiel e estritamente os protocolos de quem se enquadra em comunicante de caso. Fiz o exame, que resultou positivo. Serenamente, com fé em Deus, e atendendo todas as orientações dos profissionais de saúde envolvidos nesse enfrentamento, estou em casa com a minha família, guardando o período de isolamento. Não há de se agravar. Com fé em Deus, sempre aprendi que problemas existem para serem solucionados”, afirmou Nelsinho Trad no comunicado.

Coronavírus afeta trabalho de políticos em Brasília
Senador Nelsinho Trad, esteve no exterior recentemente e seu teste deu positivo para o coronavírus. (Foto: Agência Senado)

Também integrante da comitiva aos Estados Unidos, o senador Jorginho Mello (PL-SC) também fez o exame, mas seu resultado foi negativo. Por este motivo, atos estão sendo tomados para prevenir novos casos da doença, no parlamento federal.

 

Ato de Contenção

Medidas de prevenção estão sendo tomadas pelo Senado Federal, através de um Ato Administrativo do Presidente, Senador Davi Alcolumbre (PSB-AP), com base na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. O ato adota medidas de prevenção e contenção do Covid-19, no âmbito do Senado Federal.

Coronavírus afeta trabalho de políticos em Brasília
Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre. (Foto: Marcos Brandão / Senado)

O Ato Administrativo prevê a suspensão temporária de servidores e demais colaboradores com idade superior a 65 (sessenta e cinco) anos, gestantes, imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento de mortalidade por COVID-19. Estes serão colocados em regime de teletrabalho.

Conforme o Art. 3º, fica suspensa, para os demais servidores e colaboradores, a obrigatoriedade de registro eletrônico de frequência, devendo – quando possível – ser utilizada a modalidade de teletrabalho.

De acordo com o próprio Ato Administrativo, as regras entram em vigor na data de sua publicação, portanto, ainda nesta segunda-feira, dia 16 de março de 2020. O senador Jayme Campos (DEM-MT), é o único parlamentar do Mato Grosso, pelo Senado Federal, que tem mais de 65 anos, e por este motivo, está dispensado de trabalhos internos no Congresso.

 

Manifestações

Sobre as manifestações contra o Congresso Nacional, no último domingo (15), alguns parlamentares de Brasília se posicionaram. Em nota, o presidente do Senado, Davi Alcoclumbre também expôs sua opinião.

“É hora de amadurecermos como Nação. Com a pandemia do coronavírus fechando as fronteiras dos países e assustando o mundo, é inconsequente estimular a aglomeração de pessoas nas ruas. A gravidade da pandemia exige de todos os brasileiros, e inclusive do presidente da República, responsabilidade! Todos nós devemos seguir à risca as orientações do Ministério da Saúde. Convidar para ato contra os Poderes é confrontar a Democracia. É tempo de trabalharmos iniciativas políticas que, de fato, promovam o reaquecimento da economia, criem ambiente competitivo para o setor privado e, sobretudo, gerem bem-estar, emprego e renda para os brasileiros.”

Fonte: Agência Senado

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies