Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Como se proteger do frio no inverno

Na estação de outono há uma diminuição progressiva do calor, até chegar aos meses mais frios durante o ano. 

O inverno inicia durante o mês de junho no dia 21, e é de suma importância se proteger do frio no inverno. 

Levando em consideração que durante essa estação do ano, exige que nós tenhamos alguns cuidados referentes à saúde. Neste artigo,  preparamos um guia especial sobre as principais maneiras de se proteger do frio no inverno.  

Como se proteger do frio

Tenha uma ótima leitura!

Evite fechar a casa totalmente

A maioria das pessoas entende que para a proteção do frio do inverno, fechar a casa é a solução perfeita. 

Na realidade, pode sentir o ambiente mais aquecido, no entanto, a falta de ar circulando no ambiente pode trazer problemas. 

Levando em consideração que neste momento não há muita circulação de ar, é como se ficasse o ar “preso” por um longo tempo. Por conta disso, as bactérias e os vírus se favorecem devido à de circulação de ar, permitindo a proliferação destes indivíduos durante o frio.

Para crianças, o cuidado deve ser redobrado: além de todas as precauções, um bom pijama infantil de inverno é essencial para proteger a noite dos nossos pequeninos.

Não se exponha muito tempo no frio

O corpo do ser humano necessita de uma temperatura estável para manter o seu bom funcionamento, isso também permite que ele possa fazer as suas tarefas básicas durante o dia. 

Já quando a uma exposição mais do que necessária ao frio, há uma sobrecarga no organismo,  evitando a perda do seu calor.  

Em virtude disso, é uma má circulação dos vasos sanguíneos, nesse momento, eles se encontram contraídos e o coração terá um esforço a mais para o bombeamento de sangue no corpo.

Como uma forma de preservação do corpo durante nesta época, o ideal é ter cuidado com os choques térmicos e com as temperaturas muito abaixo, principalmente as pessoas que possuem problemas cardiovasculares, bem como aqueles que têm hipertensão, diabetes, sedentarismo e os indivíduos fumantes. 

Neste momento, essas pessoas que têm essas doenças e são fumantes devem ter cuidado com a exposição prolongada no frio, considerando que diminui a circulação dos vasos, e precisa que o coração se esforce a mais do que necessário.

Evite os banhos muito quentes

De fato, os banhos quentes podem levar uma sensação bem mais agradável. No entanto, precisa ter em mente que o banho muito quente pode ser prejudicial ao seu corpo. 

O recomendado é deixar a água morna, pois pode reduzir o choque térmico no momento do indivíduo sair do seu banho. 

Além disso, o banho em excesso de banhos quentes podem causar danos em sua pele, bem como ressecar e até mesmo ocasionar queimaduras no corpo. 

Cuidado com a alimentação

Nas épocas de inverno é de suma importância que as pessoas tenham uma dieta equilibrada e insiram alimentos saudáveis em seu organismo. 

No frio é mais recomendado que as pessoas comam alguns pratos mais ricos em calorias e em maiores quantidades. No entanto, é fundamental que todos mantenham a moderação, não é ideal exagerar na quantidade e não evitar comer os alimentos mais saudáveis.  O exagero em tudo, pode causar um efeito contrário no organismo, por isso, tenha uma alimentação equilibrada. 

Além disso, nesse momento é de grande importância inserir no seu cardápio aqueles alimentos que podem favorecer o sistema imunológico da pessoa, levando em consideração que é na estação do inverno que as pessoas estão mais expostas à doenças. Neste caso, o indivíduo deve inserir frutas cítricas, como o limão e laranja, bem como o espinafre e a couve, o amendoim e a castanha-do-pará.

Consumo de água apropriado 

Em todas as estações do ano é fundamental beber água, principalmente nas épocas de verão, onde os indivíduos perdem mais líquidos. 

No entanto, no inverno também é fundamental manter um consumo de água apropriado, em média, deve ser no mínimo dois litros ao dia, variando de acordo com cada peso, idade e altura da pessoa. 

O maior problema nessa época é que a maioria não demonstra vontade em beber a água, já que tem uma menor tendência a sede nessa época.

Mas, as pessoas devem ter em mente que a hidratação deve ser em todas as épocas do ano, incluindo no inverno. Sendo assim, os indivíduos devem manter o respeito da quantidade de água ingerida. 

É importante lembrar que a falta de água no organismo, pode deixá-lo ainda mais vulnerável e propício ao desenvolvimento de certas doenças, afetando a sua saúde. Por isso, é fundamental manter o consumo de água ideal ao seu corpo, no mínimo, dois litros de água ao dia.

Quais acessórios de inverno para se proteger do frio?

As temperaturas mais baixas são um momento em que algumas pessoas gostam de arrasar, principalmente nas roupas, além de mantê-las aquecidas, o estilo é tudo. Sendo assim, neste momento há uma série de acessórios que devem ser usados no inverno para proteção ao frio. 

Com base nisso, é importante usar gorros, toucas, luvas, cachecóis, meias e casacos bastantes quentes para você sair nas temperaturas bem próximas a 0. Por conta disso, é importante que as pessoas não se esquecem de ter em seu guarda-roupa, alguns acessórios para o frio, como:

  • Gorro;
  • Meias;
  • Luvas;
  • Cachecóis;
  • Meia-calça;
  • Palmilha forrada em lã. 

O que fazer para se proteger do frio?

Para quem deseja uma proteção total do frio, é importante manter um armário cheio de cobertas que o mantenham bastante aquecido, principalmente no inverno. Levando em consideração que a estação inverno no Brasil inicia no dia 21 de junho e dura até o dia 23 de setembro. 

Então, é importante cuidar de sua saúde e procurar diferentes métodos para se proteger do frio no inverno e o manter totalmente aquecido.

Sendo assim, você deve procurar roupas mais quentes e acessórios que promovem o aquecimento do corpo, principalmente as roupas em lãs. 

O ideal é usar diversas camadas em vez de uma única peça muito grossa. Lembre-se de usar roupas que proporcionem a circulação sanguínea, evitar roupas bastantes apertadas.

Os acessórios são ideais para proteger determinadas partes do corpo, como as luvas, as meias, os gorros e os cachecóis são elementos fundamentais, tanto para complementar o look, quanto para garantir que seu corpo fique aquecido. Isso são fatores fundamentais, junto a uma boa alimentação e consumo de água apropriado, podem protegê-lo do frio.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat