Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Como aprender a criar sites profissionais!

0 80

Atualmente, muitas pessoas procuram como aprender a criar sites profissionais.

Isso porque o segmento de desenvolvimento web está em alta, uma vez que diversas empresas procuram ter uma presença online para vender os seus produtos e ainda conquistar novos clientes.

Além da crescente demanda, profissionais que sabem como criar sites conseguem criar sites tanto para empresas quanto para criar projetos.

No entanto, para conseguir ter sucesso neste segmento, é importante entender sobre os principais conceitos de desenvolvimento web, como linguagens de programação, servidores, CSS e plataformas de criação de site.

Claro que, nos dias de hoje, aprender a criar sites profissionais é muito mais simples do que antigamente.

Antigamente, o profissional precisava conhecer a fundo linguagens declarativas como CSS e HTML, e também alguma linguagem de programação como PHP ou Java.

Mas nos dias de hoje, é possível desenvolver sites utilizando plataformas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, como nós vamos te mostrar dentro deste artigo.

Você também verá neste artigo, a importância de ter um site disponível na Internet.

Além do conteúdo que é possível armazenar em seu site, e desta forma, ajudar inúmeras pessoas, você também pode aumentar o interesse das pessoas pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Veja como aprender a criar sites profissionais

Aprender a criar sites profissionais

Como dito acima, existem alguns conceitos importantes que o profissional precisa dominar para aprender criar sites profissionais.  E isso independente do tipo de projeto que se pretende criar. 

Como você sabe, cada tipo de projeto possui uma estrutura diferente. Por exemplo: uma loja virtual precisa de um sistema que gerencie pagamentos, faça cálculo de frete e entre outros fatores importantes.

Já um site institucional, precisa ter uma estrutura de conteúdo e também apresentar possibilidade para que o cliente possa entrar em contato com a empresa.

No entanto, todos eles possuem uma estrutura interna que é semelhante. Se você quer aprender como criar sites deve entender essa estrutura.

Domínio

Este é um dos principais conceitos que devem ser aprendidos quando se trata de criação de sites.

Nome de domínio é utilizado como como endereço eletrônico na web, fazendo que  seu site seja facilmente encontrado pelo seu usuário , através de um navegador. Por exemplo: meusite.com.br.

Sem o conceito de domínio, acessaríamos nossos sites favoritos através de uma sequência numérica, o que seria mais complexo para memorizá-los.

Hospedagem

Hospedagem é uma plataforma online que serve distribuir seu conteúdo e torná-lo visível para seus visitantes.

É através da hospedagem, que você poderá instalar e configurar seu site, armazenar seu conteúdo e disponibilizá-los na Internet.

Além disso, ela também é responsável por deixá-lo  no ar 24 horas por dia para os visitantes  poderem acessar a qualquer momento.

Existem incontáveis serviços de hospedagem na Internet.

O mais importante é, antes da contratação, verificar quais recursos estão disponíveis pela empresa e também quais serviços são indispensáveis para seu projeto.

Por exemplo, o tipo de armazenamento é importante para contribuir com a velocidade do seu site. Já a criação automática de backups, irá garantir que seu site possa ser recuperado em caso de dificuldades técnicas que podem acontecer em seu site.

Por isso, é muito importante que você faça a escolha correta do seu serviço de hospedagem de sites.

Plataforma de Gerenciamento de Conteúdo

Este é, sem dúvida, um excelente ponto de partida para quem deseja realmente aprender a criar sites profissionais.

Para facilitar o trabalho do profissional, existem algumas plataformas de gerenciamento de conteúdo que te auxiliam na criação de sites, como WordPress, Joomla e Wix.

Essas plataformas são usadas para abstrair a parte técnica do desenvolvimento de site.

Além disso, uma plataforma de gerenciamento de conteúdo te auxilia nas principais atividades administrativas, como configurações, gerência de usuários entre outros tópicos importantes.

O mais interessante nessas plataformas é que, você pode facilmente estender suas funcionalidades através de componentes desenvolvidos por terceiros.

Caso precise de uma funcionalidade extra, basta apenas fazer o download de plugins e facilmente instalar em seu site.

Caso você precise de algo mais específico, você também pode desenvolver a extensão com uma linguagem de programação apropriada ou, contratar um desenvolvedor.

Atualmente, o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mercado é o WordPress. Estima-se que 60% dos sites profissionais são criados a partir desta plataforma, portanto, é uma excelente forma de começar a desenvolver sites.

Caso tenha interesse em aprender a utilizar a plataforma, sugerimos buscar um curso de WordPress ou, se preferir, procurar conteúdos relacionados ao tema na Internet.

Layout Responsivo

Para que o site seja profissional, ele precisa ter um layout responsivo para se  adaptar a todos os tamanhos de telas. 

Hoje, possuir um layout que se adequa a diversas resoluções de tela é essencial nos dias de hoje.

Isso porque, há uma crescente utilização de smartphones e tablets na visualização de sites, portanto, é provável que seus visitantes utilizem estes dispositivos para se conectar ao seu conteúdo.

Além disso, buscadores estão priorizando os sites que oferecem uma boa navegação para os visitantes.

Design do site

Sem dúvida, o design de um site faz toda a diferença. Através dele, é possível organizar de maneira harmônica seu conteúdo e também dar aos seus visitantes um aspecto mais profissional.

Por isso, você deve aprender como criar sites com uma boa aparência. Afinal, este é o primeiro contato com uma marca, portanto, é importante  causar uma boa impressão  e organização do seu conteúdo.

Um bom design é uma estrutura harmônica e fácil de ser utilizada que um site profissional possui. É através de um bom design, que os visitantes poderão navegar em seu site e tornar sua navegação o mais amigável possível.

Talvez, o design do site gere dúvidas para quem está disposto a aprender a criar sites profissionais.

No entanto, é preciso ter em mente que o estudo, observação e o exercício da criação de design irão te ajudar a se desenvolver nesta área.

Conclusão

Aprender a criar sites profissionais é, sem dúvida, uma forma de mostrar seu conteúdo para o mundo.

São através de sites na Internet, que é possível compartilhar conhecimento e também, auxiliar inúmeras pessoas a desempenhar suas atividades.

Além disso, também é possível aumentar a visibilidade de uma marca apenas adicionando conteúdos relevantes para seu público.

Ter um site na Internet é essencial para qualquer empresa, visto que antes mesmo de finalizar uma compra, consumidores estão procurando referências da sua empresa em sistemas de busca para saber se é confiável e também conhecer a opinião de seus consumidores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies