Como aumentar a produtividade do seu negócio – Por Gelson Pandolfo
Melhorar o desempenho da equipe é um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores na hora de aumentar a produtividade do seu negócio.
Aumentar a produtividade significa melhorar os resultados e performance da sua empresa, sem realizar nenhum investimento adicional.
Ou seja.
Com os mesmos recursos que você já tem disponível, com a administração e estratégia correta, é possível melhorar em até 30% do desempenho da sua empresa.
Uma boa gestão empresarial é fundamental para o sucesso de uma organização, principalmente em tempos de crise financeira.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, nos últimos dois anos, o Brasil teve mais empresas fechadas do que abertas.
Ainda segundo os dados do IBGE, no total foram abertas 708,6 mil novas empresas, contra 713,6 mil empresas fechadas.
Neste cenário intimidante e cada vez mais preocupante, surge a necessidade de uma gestão empresarial eficaz.
O mercado financeiro está cada vez mais seleto e competitivo.
E para consolidar sua marca no mercado é fundamental que você invista em uma boa gestão empresarial.
Gestão Empresarial
Para que você possa compreender melhor, é fundamental que você conheça o verdadeiro significado de uma gestão eficaz e com resultados positivos.
A gestão empresarial é formada por uma série de estratégias, que envolvem recursos humanos, operacionais e financeiros.
Que serão aplicadas para garantir o sucesso e o crescimento de um determinado negócio.
Uma gestão empresarial 100% eficaz, é aquela que envolve todos os departamentos do seu negócio em um planejamento estratégico.
Que juntos trarão melhores resultados a sua empresa.
Como todo projeto e planejamento, seu negócio irá precisar de um gestor empresarial qualificado e apto a atender às suas necessidades.
O gestor empresarial é aquela pessoa que ficará essencialmente focada na empresa, delegando atividades e analisando resultados.
O papel do gestor
Criar planos de vendas, estratégias de marketing, balancear lucro e promoção, delegar tarefas e motivar a equipe.
Essas são só algumas das atividades atribuídas ao gestor empresarial.
Seu papel é importantíssimo no sucesso ou fracasso de uma organização, por isso, a escolha deste profissional deve ser criteriosamente avaliada.
Pois ele será o responsável por garantir que o seu negócio tenha uma gestão empresarial eficaz e sistemática.
Para que você consiga compreender melhor e conhecer a importância do gestor, pense em sua empresa como uma máquina.
O gestor é o operador da máquina, e seus colaboradores são as peças desta máquina.
O operador está ali para assegurar que cada peça funcione perfeitamente e caso seja necessário, ele fará os reparos e ajustes que a máquina precisa.
Afim de garantir sua performance e desempenho.
Seja em uma multinacional, ou em uma empresa familiar.
A gestão empresarial é a alma do negócio, e está fortemente relacionada ao crescimento ou fechamento de um negócio.
Ou seja, a gestão do seu negócio vai garantir seu sucesso e longevidade no mercado.
Ou em outras palavras, ela é o controle e a administração do seu negócio, responsável por estruturar todos os departamentos do seu negócio.