Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Comércio em Sorriso só pode atender por delivery e restaurantes podem vender bebida até às 18h

Novo decreto entrou em vigor nesta terça-feira (14) e segue até o dia 28 de julho.

*Anderson Hentges e Rômalo Bessa

Bares, tabacarias, bilhares, canchas de bochas, casas de jogos entre outros estabelecimentos do gênero, estão proibidos de atenderem, pelo menos até o dia 28 de junho em Sorriso. A medida consta no decreto 338/2020 da Prefeitura do município, que entrou em vigor nesta terça-feira (14).

Conforme o documento, panificadoras, sorveterias, lanchonetes, pizzarias e conveniências podem atender apenas com serviço de entrega, ou seja, o Delivery, ou take away, que é a retirada no local. Nesses comércios está proibido o consumo e a permanência no local.

Entretanto, os restaurantes tem permissão para a atender presencialmente até às 22h, contudo, o consumo de bebidas alcoólicas no interior desse tipo de estabelecimento, só pode ocorrer até às 18h.

As distribuidoras de bebidas também só podem realizar o serviço de entrega, o Delivery, e estão proibidas de vender, ou mesmo que a pessoa passe para pegar os produtos e até o consumo no local.

Em Sorriso, o Toque de Recolher também continua em vigência, pelo período que o decreto estiver em vigor. Neste sentido, até o dia 28 de julho das 22h às 05h do dia seguinte. Dentro desse intervalo, a prefeitura proibiu a venda de bebidas alcoólicas.

Todas as atividades que possam gerar aglomeração, como festas, shows, atividades em grupos e outras do gênero, seguem proibidas, tanto em âmbito domiciliar, quanto em públicos.

O novo decreto também permite a retomada gradativa das aulas em escolas particulares e em instituições de ensino superior da cidade. De acordo com o secretário de Administração, Estevam Calvo Filho, as escolas públicas ainda não poderão retornar as aulas por motivo de segurança, tendo em vista a quantidade expressiva de alunos.

“Nós temos cerca de 16 mil alunos na rede pública, enquanto que na particular são 2 ou 3 mil alunos. Então para que haja, gradativamente, a volta as aulas de todos os setores, é necessário você começar de vagar. Então começa-se pela escola privada”, disse o secretário.

As aulas em escolas públicas estão sendo ministradas de forma online em Sorriso, através de um planejamento da secretaria Municipal de Educação. O retorno das aulas em escolas municipais e estaduais poderia gerar um grande fluxo de pessoas na cidade, principalmente pelo uso de transporte público escolar.

“A estratégia e o planejamento criados agora, é para que volte gradativamente as escolas particulares e posteriormente, melhorando os índices… Porque hoje nós temos um cenário que ainda é muito grave. Então há um planejamento de todos os secretários juntos, é necessário fazer isso para que não haja uma grande aglomeração de pessoas, com relação às escolas públicas”, destacou Estevam.

“Quando os índices de covid-19 começarem a baixar, com certeza vão ser flexibilizadas as atividades comerciais. Mas infelizmente, diante do cenário que se encontra hoje, principalmente o nosso Estado e a nossa região em que os leitos de UTIs ainda estão sendo muito ocupados, não é possível haver uma abrandamento das restrições conforme foi colocado nesse novo decreto”, complementou o secretário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies