Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Cicloturismo: Saiba Mais Sobre Como Viajar de Bicicleta

Conheça Todos os Benefícios de Viajar de Bicicleta

Há tempos que o uso de veículos se tornou um problema ambiental, envolvendo fatores desde a emissão de gases poluentes, até o uso excessivo de combustíveis não renováveis, agravando de forma significativo os problemas ambientais enfrentados pelo nosso meio ambiente. Nesse contexto, surge o cicloturismo, uma modalidade na qual você usa sua bicicleta para conhecer novos destinos e viajar de forma sustentável. 

No cicloturismo, você pode conhecer os mais belos destinos sem intensificar os danos ambientais causados pelo homem ao longo de sua história com o uso de automóveis, possibilitando assim, o turismo sustentável. 

Uma das principais vantagens de viajar de bicicleta é que você estará interagindo com o ambiente ao seu redor durante todo o percurso, tornando a sua viagem ainda mais encantadora e inesquecível. Por vezes, a rotina do dia a dia nos impede de observar todas as belezas que estão à nossa volta, e acabamos por não notar o quão bela e magnífica é a natureza. 

Além das belezas naturais que podem ser observadas ao longo do percurso, quando você viaja de bicicleta também está proporcionando grandes benefícios ao seu corpo. Assim, alguns dos principais benefícios que andar de bicicleta traz para a nossa saúde são: 

  • Favorece o emagrecimento 
  • Ajuda a tonificar os músculos 
  • Melhora o fôlego 
  • Reduz os índices de colesterol 
  • Controla a pressão arterial 

Assim, além dos benefícios citados anteriormente, andar de bicicleta ainda gera uma deliciosa sensação de bem-estar, favorecendo também a nossa autoestima. A prática de atividade físicas também ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, favorecendo a adoção de um estilo de vida saudável. 

Dessa forma, é importante separarmos um tempo para nos reconectarmos interiormente e com o ambiente à nossa volta, para encontrarmos nosso equilíbrio interior, entendendo nossas emoções e sentimentos. 

Pois vivemos tão conectado às redes e tecnologias ultimamente que por vezes nos esquecemos de nossa conexão interna, de estar em contato com nossas emoções e de entender como anda nosso estado de espírito. 

Assim, além de todos os benefícios ambientais e também dos benefícios que andar de bicicleta traz para a nossa saúde, confira algumas dicas essenciais para você fazer a sua viagem de bicicleta e conhecer destinos encantadores. 

Cicloturismo: Saiba mais sobre como viajar de bicicleta

Cicloturismo

  • Esteja preparado 

O primeiro ponto para viajar de bicicleta é estar fisicamente preparado para realizar todo o percurso da viagem. Assim, é importante ter a resistência necessária para pedalar durante todo o trajeto. Dessa forma, você deve estar habituado a pedalar com uma certa frequência, onde seu corpo seja capaz de ganhar a resistência necessária para fazer a viagem. 

Assim, gradativamente, e respeitando os limites do seu corpo, vá ganhando resistência e se preparando fisicamente para realizar a sua viagem de bicicleta, pois esse é um ponto fundamental para o cicloturismo. 

  • Escolhendo o destino 

Com o seu corpo devidamente preparado, chegou o momento de escolher o destino para a sua viagem de bicicleta. Inicialmente, você pode escolher destinos por perto, como cidades vizinhas e pontos turísticos perto de sua localidade. 

  • Arrumando a mala 

Como você fará sua viagem de bicicleta, terá que levar apenas uma mochila na hora de viajar. Assim, é importante arrumar todos os itens essenciais com cuidado, para que tudo que você precisa caiba em sua bagagem. 

Leve somente o essencial, evitando que a sua mochila fique sobrecarregada demais para você carregar ao longo da viagem. Analise o que precisa ser levado de acordo com a estação do ano no qual você pretende viajar. 

  • Considerações importantes 

Lembre-se de se planejar financeiramente para a sua viagem de bicicleta, calculando todos os gastos envolvidos durante o período no qual você pretende viajar. É importante também levar os seus documentos pessoais na hora de viajar. 

Ressaltamos também a importância de usar os equipamentos de segurança necessários para viajar de bicicleta, como capacete de segurança, sinalizadores na bicicleta, óculos escuros, luvas e ferramentas necessárias para realização de reparos na bicicleta, caso seja necessário. 

Salientamos também a importância de fazer uma consulta médica para a análise do seu quadro de saúde ante de fazer a sua viagem de bicicleta, pois essas medidas tornam a sua viagem ainda mais segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat