Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Celulares piratas serão bloqueados no Brasil

0 173

Celulares piratas serão bloqueados no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Celulares com IMEI que não foram registrados pela ANATEL deixarão de funcionar dentro do nosso país em breve. Esse projeto já vem sendo trabalhado há alguns anos.
As dúvidas da maioria das pessoas são: “Como saber se meu aparelho é pirata?” ou “Aparelhos comprados fora do país são considerados piratas?”. E, por isso, viemos aqui para tirar algumas dúvidas de vocês.

Quais aparelhos são piratas?

A Anatel afirma que aparelhos que tem IMEI válido na base de dados GSMA continuarão funcionando normalmente. E que o foco do projeto é atuar sobre celulares de baixa qualidade e não possuem certificação. Ou até mesmo em aparelhos roubados que tem IMEI alterado ou celular falsificado.
Portanto, aparelhos importados de forma legal não são alvos da ANATEL. Mas, os aparelhos que contrabandeados da China e atuam de forma ilegal pelo país. E dessa forma, cria uma concorrência desleal com as empresas que respeitam todos os procedimentos para certificação dos aparelhos.

Como saber quais são os aparelhos piratas?

Um celular pirata é fácil de ser identificado. Além de um sistema operacional não confiável, problemático e desconhecido, normalmente sua construção é extremamente simples e frágil. Alguns são cópias quase exatas de alguns gadgets famosos. Mas, basta vasculhar as especificações para descobrir que passam longe de um smartphone original.
Além desses detalhes, há o maior detalhe de todos. A ausência do selo da ANATEL. Desconfie de ofertas quase impossíveis que aparecem, pois preços muito baixos é uma das formas de denunciar a falsificação de tal aparelho.
Mas a forma correta de descobrir se o celular é, de fato, falsificado, basta conferir o IMEI. O IMEI funciona como o chassi de um carro. Quando o aparelho é pirata, sequer traz o número de IMEI. Para descobrir o número do IMEI de seu aparelho basta digitar *#06#.
Empresas já estabelecidas e preocupadas com a segurança do consumidor e a legitimidade dos seus produtos registram o IMEI em qualquer parte do mundo, portanto não serão bloqueadas por aqui.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies