Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Conheça os principais alimentos que podem causar a cárie

Diversos problemas diferentes podem atingir a nossa boca, fazendo necessária a ida ao consultório odontológico. Várias delas estão relacionadas a falta de higiene bucal, assim como a não realização das escovações da maneira que deveria ser feito.

As cáries são um desses problemas. Apesar de a alimentação ter uma influência direta nisso, também é a falta de higienização bucal adequada.

Por esse motivo, conheça os principais alimentos que causam podem causar cáries, para que você possa escolher entre evitar esses alimentos em excesso ou então fazer a higienização adequada após consumi-los, para que não tenha a necessidade de realizar o tratamento de canal dentário.

O que é a cárie?

As cáries são pequenos orifícios que podem se formar tanto na superfície dos dentes, como entre eles e até mesmo na raiz.

Elas são causadas por conta da desmineralização que o ocorre nos dentes. Entretanto, isso não ocorre a todo tempo e nem com todo alimento que você ingere.

Isso ocorre com os alimentos ricos em açúcar e também com carboidratos, principalmente aqueles que contêm amido.

É normal que existam bactérias em nossa boca. O grande problema é quando, ao ingerirmos esses alimentos, elas produzem substâncias ácidas que roubam a mineralização dos dentes, causando as cáries.

Em situações extremas, as consequências mais graves das cáries fazem com que o paciente corra e visite um dentista 24 horas.

Quando a cárie afeta a polpa do dente, é necessário realizar o canal dentário. Antigamente, quando chegava a essa situação, o normal era que o dente fosse extraído. 

Entretanto, atualmente graças a todas as inovações na área da odontologia, é possível salvar o dente através do canal dentário, pelo próprio convênio odontológico.

O procedimento é realizado da seguinte forma: o dentista faz uma avaliação da sua situação bucal e caso ele perceba a necessidade de realizar um canal dentário, pode pedir um exame radiográfico para confirmar a sua suspeita.

Então, é aplicada uma anestesia local no dente que está cariado. É feito uma abertura e a polpa que está necrosada por conta das infecções e bactérias, é retirada. Logo após é colocado um material, em formato de cone, que faz a função do canal. Por último, esse procedimento é selado, para que esteja apropriadamente fechado.

Para que isso não ocorra, além de evitar os alimentos que podem causar as cáries, é também necessário realizar uma boa higienização bucal. Isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, logo após as refeições, assim como passar o fio dental diariamente. 

Alimentos que causam cárie

Os principais alimentos que podem causar a cárie são aqueles ricos em açúcares, assim como os carboidratos em amido.

Por esse motivo, o dentista do consultório odontológico sempre aconselha que as escovações sejam realizadas preferencialmente após as principais refeições (café da manhã, almoço e janta), pois é quando consumimos o maior número de carboidratos.

Doces pegajosos, como caramelo e frutas secas, por grudarem nos dentes, apresentam um grande perigo para a higiene bucal. Além dos açúcares prejudiciais aos dentes, também são mais difíceis de serem removidos, mesmo com a escovação.

Da mesma forma, balas, pirulitos e chicletes que ficam muito tempo na boca, apresentam um risco à saúde bucal, por permitir que as bactérias fiquem em contato com os açúcares por um maior período.

Por outro lado, não é porque o alimento é salgado que não possui açúcares que podem ser cariogênicos. Esse é o caso dos alimentos ricos em carboidratos, como pães e massas feitos de farinha branca.

Além disso, algumas bebidas ricas em açúcar são extremamente prejudiciais à saúde bucal, principalmente por serem ingeridas em pequenos goles e por um tempo prolongado. É o caso dos sucos industrializados, que apesar de parecerem saudáveis, normalmente contém uma taxa elevada de açúcar.

Da mesma forma, os refrigerantes. Além de causarem às cáries por conta do açúcar, também são os responsáveis pela erosão dentária, causando uma maior sensibilidade dos dentes, devido ao seu conteúdo gaseificado.

A bebida alcoólica também pode ser uma grande vilã da higiene bucal. Além de algumas possuírem açúcar, o álcool diminui o fluxo de saliva da boca, deixando-a mais seca. Esse ambiente é o local propício para que tenha uma maior proliferação de bactérias.

Por esse motivo, beber ao menos dois litros de água por dia é tão importante. Assim como auxilia nas funções de todo o organismo, também mantém a produção de saliva em alta, o que é extremamente benéfico para toda a higiene bucal.

Sendo assim, a água além de equilibrar o pH da boca, evitando a proliferação das bactérias, também protegem os dentes contra essa desmineralização, que é a causa primária das cáries.

Dessa forma, com uma higienização bucal em dia, além do consumo de água e da alimentação equilibrada, é possível evitar que as cáries se formem nos dentes, não sendo necessária a realização de restaurações ou até mesmo do canal dentário.

É importante também não esquecer de realizar as visitas regulares ao dentista. Caso a sua saúde bucal esteja em dia, o aconselhado é que ocorra pelo menos uma vez a cada seis meses. 

Dessa forma, o profissional consegue realizar as prevenções necessárias para garantir uma boca saudável, livre de cáries, de desconfortos e de doenças. Caso necessário, é possível encontrar diversos profissionais através de site para dentistas, o que facilita a marcação de consulta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies