Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Candidato a prefeito Jorge Yanai é entrevistado pela 93 FM

Veja quais foram os principais pontos da entrevista com o candidato a prefeito de Sinop, Jorge Yanai.

O candidato a prefeito de Sinop, Jorge Yanai, foi o primeiro dentre os outros seis candidatos, a ser entrevistado pela equipe de Jornalismo da 93 FM. A entrevista aconteceu dentro do Jornal da 93, na manhã desta terça-feira (03), com duração de 30 minutos livre e 02 minutos para suas considerações finais.

A entrevista foi conduzida pelo apresentador Kiko Maravilha, com perguntas baseadas no plano de governo do candidato. Os temas das questões foram sorteados pelo próprio entrevistado, que teve o tempo necessário para responder adequadamente.

 

Pontos Chaves

Confira abaixo, os pontos chaves da entrevista com o candidato Jorge Yanai, através de temas que foram devidamente sorteados por ele.

 

Esporte

O candidato disse que pretende anexar o esporte ao lazer na cidade de Sinop, enfatizando que a prática, além da qualidade de vida, pode evitar que uma pessoa possa se envolver em maus caminhos.

“Esporte é saúde, não é só lazer. E a cidade de Sinop tem solicitado muito a respeito de lazer ligado ao esporte. Quando a pessoa pratica o esporte, além de melhorar a sua qualidade de vida, ele se afasta também dos maus caminhos, o álcool, as drogas… Então, nós pretendemos levar a todos os bairros, principalmente aos bairros mais distantes, uma área de lazer. Nessa área de lazer tem que ser contemplada uma praça esportiva esportiva… O recurso tem que vir do próprio município, mas ai vai da capacidade de cada gestor buscar recursos fora”, disse Yanai.

Transparência

O segundo tema sorteado pelo candidato foi Transparência e, de acordo com seu pronunciamento, muitas pessoas têm solicitado que o município de Sinop trabalhe com transparência.

“Em todos os lugares que eu tenho entrado para conversar com as pessoas, eles têm me cobrado pela mudança. O que é a mudança? Não é simplesmente tirar um gestor e colocar outro, mas mudança na forma de governar a cidade. Ela quer que o dinheiro que ele soa para pagar os impostos, eles saibam onde é que vai esse dinheiro, essa é a transparência. Ele quer que o dinheiro seja usado com honestidade. Ele não quer que o dinheiro seja usado para enriquecer quem ocupa o cargo. Então nós queremos que essa transparência seja assim, tudo feito às claras”, disse o candidato.

Em sua resposta sobre transparência, Yanai se posicionou contra a terceirização de serviços públicos e exemplificou.

“Quando a gente for fazer, por exemplo, o asfaltamento da cidade, que a gente não terceirize, que tenhamos nossa própria usina de asfalto, porque onde um indivíduo faz um quilômetro, nós vamos fazer dois ou três”, pontuou o candidato.

Yanai apresentou duas razões para que o município tenha seus próprios investimentos.

“Por duas razões, primeiro pela transparência que é a honestidade e a capacidade de fazer as coisas sem meter a mão no dinheiro público e segundo porque terceirizar é uma forma de arrumar propina, e fazendo com recurso próprio nós temos condições de melhorar”, completou.

Para finalizar o assunto, Yanai disse que ‘coisas terceirizadas cheiram mal’ e que a máquina pública de Sinop possui profissionais capacitados com um potencial laboral muito grande.

“Não é só no asfaltamento, é fechamento das valas com tubos, uma fábrica de tubos, ter uma oficina própria para concerto dos veículos, porque todas as coisas terceirizadas cheiram mal, ela tem sempre uma conotação de que alguém tem que ganhar dinheiro nisso daí e eu acho que a máquina pública de Sinop tem uma competência muito grande”, finalizou.

Segurança

O terceiro tema sorteado pelo entrevistado foi Segurança. Questionado sobre qual seria sua palavra chave e meta para a segurança de Sinop, durante sua gestão, caso seja eleito, Yanai enalteceu o trabalho realizado por sua candidata à vice-prefeita, Sargento Lucélia.

“O segredo está até na minha própria vice, uma pessoa fantástica que fez parte da Força Tática de Sinop, é coordenadora do movimento Maria da Penha em defesa da mulher, mas não só da mulher, em defesa da Família. Tem trabalhos sociais gigantescos feitos em toda a periferia da nossa cidade. Uma experiência muito grande e nós vamos aproveitar a experiência dela, a capacidade dela”, disse Yanai.

Jorge também disse que, enquanto prefeito, pretende instalar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, para atender a população.

“Nós queremos formar a secretaria de segurança pública municipal. Nós queremos juntar poderes que talvez sejam da função do Estado, mas que tenha responsabilidade para o município também, onde queremos juntar Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Trânsito e todos os órgãos que trabalham com a segurança da nossa cidade”, disse o candidato.

Saúde

“Nós vamos construir uma UPA de porte 3 na grande região do São Cristóvão, provavelmente ali no Menino Jesus. Com isso vai melhorar, ter uma qualidade de atendimento privado no no serviço público nós vamos melhorar a qualidade de atendimento tanto pessoal quanto à qualidade técnica dos médicos que lá trabalham, e nessa nova UPA de porte três, vamos aumentar sua capacidade ter a oportunidade de oferecer à população mais 350 consultas de AIDS, mais 15 leitos de observação para que ele possa estar tomando seu medicamento”, disse o candidato.

Em relação à construção de um Hospital Municipal e Maternidade para Sinop, Jorge Yanai disse que pretende privilegiar as gestantes que, em algumas situações precisam ir para outros municípios.

“O que nós queremos fazer é um hospital onde privilegie a gestante que tem acontecido nesses últimos dois anos é que muitas mulheres em algumas situações, é que chegam em trabalho de parto na UPA e quando vai ser internado nós não temos um hospital onde posso fazer esses partos e pessoas mulheres gestantes em trabalho de parto com bolsa rosto sangramento são colocados dentro de uma ambulância para ganhar o seu filho lá em Colíder, 140 km daqui ou em Sorriso a 90 km”, pontuou o candidato.

Ainda sobre a saúde da mulher, Yanai disse que pretende reverter a situação e incentivar para que gestantes possam ter seus filhos em Sinop.

“Isso é um absurdo para uma cidade que estão chamando de capital do Nortão. Nós queremos reverter essa situação trágica em que a gestante sai daqui sem saber se vai chegar viva lá na outra cidade, se seu filho vai chegar vivo, nós queremos que esse hospital maternidade tenha qualidade que sirva de exemplo não só para Mato Grosso, mas para o Brasil”, finalizou Yanai.

A entrevista completa está disponível no canal oficial do YouTube da 93 FM, na página oficial do Facebook e também na plataforma de áudio Streaming da emissora, o Spotify.

 

Rodada de entrevistas na 93 FM

A Rádio 93 FM, em Sinop, está realizando uma rodada de entrevistas com candidatos ao executivo municipal, durante a cobertura das Eleições 2020. No dia 15 de outubro, a emissora reuniu representantes de todas as coligações de Sinop, para que as regras fossem definidas.

Todos os candidatos receberam um convite, elaborado pelo departamento jurídico da Rádio, para que enviassem um de seus representantes à reunião, com objetivo de fixar os pontos, regras e a realização do sorteio de entrevistas.

De acordo com a Justiça Eleitoral, através do DivulgaCand, Sinop possui seis candidatos ao cargo de prefeito, com registro já homologado. Os partidos representados por seus candidatos, que concorrem na majoritária,  são PSL, PODEMOS, MDB, PRTB, PT e REPUBLICANOS.

Na reunião, ficou definido que – As entrevistas serão realizadas ao vivo, no programa Jornal da 93 FM, a partir das 07h15, encerrando às 07h45. Os temas das perguntas serão livres e sorteados pelo apresentador, com base na proposta de governo de cada candidato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat