Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Câncer de Mama e os diabetes; Qual a sua relação ?

Segundos estudos realizados por pesquisadores, pessoas com diabetes ou pré-diabetes tem riscos maiores de desenvolver o câncer de mama. Acesse e saiba por quê!!!

Câncer e diabetes são doenças frequentes e com impacto profundo na qualidade de vida dos pacientes. Algumas pesquisas já tem mostrado que pessoas com diabetes ou pré-diabetes têm riscos maiores de desenvolver o câncer de mama.

Segundo estes estudos, há uma associação entre diabetes e o desenvolvimento de câncer, mais especificamente quando se trata da diabetes mellitus tipo 2, onde esta correlação é ainda maior.  O risco de câncer aumenta 15% entre pré-diabéticos, para 22%, quando é ainda considerado fatores como o sobrepeso ou obesidade, sedentarismo e má alimentação nesta equação.

Todos os anos, o mês de Outubro é dedicado à conscientização do câncer de mama, tipo de tumor maligno que mais afeta as mulheres em todo o mundo.

Mas, qual a relação dessa doença com o diabetes?

Uma pesquisa recente revelou que 16% das mulheres que convivem com o câncer de mama também possuem diabetes tipo 2. O vínculo entre as duas doenças pode estar ligada diretamente ao excesso de peso e também à idade elevada. Outro motivo é a resistência das células à insulina. Esse hormônio tem receptores no tecido dos seios e, por conta do diabetes, pode gerar um crescimento descontrolado.

Além disso, essa condição também dificulta a produção de estrogênio e androgênio, que alteram significativamente os níveis da SHBG (do inglês sex hormone-binding globulin), proteína responsável por fazer a ligação entre os dois hormônios. Como esse tumor em específico é submisso a esses hormônios, o diabetes tem o poder de elevar o risco de desenvolvimento do câncer nos seios.

Mas, por falta de estudos aprofundados sobre essas duas patologias, não podemos falar ao certo se o diabetes realmente aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de mama.

Vale ressaltar que essa pesquisa foi realizada com mulheres que têm o tipo 2 da condição e/ou gestacional, pois são os dois casos em que o organismo cria resistência à insulina.

Pessoas que convivem com o diabetes devem ficar em alerta e realizar mamografia ao menos uma vez ao ano após completar 40 anos de idade. Dessa forma, é possível detectar a doença ainda no princípio e tratá-la da melhor forma possível.

Por isso, não deixe de consultar o seu médico periodicamente e realizar exames de prevenção contra o câncer de mama. Tendo diabetes ou não, o importante é cuidar da sua saúde para levar uma vida mais tranquila.

 

Para ter mais informações acompanhe o Programa Viva com Saúde toda terça e quinta-feira no Portal 93, no rádio e nas redes sociais. Um programa focado em levar informações para melhoria da sua saúde. Patrocínio: Laboratório Bioclínico. A saúde ao seu alcance.

Câncer de Mama e os diabetes; Qual a sua relação ? 2

 

(Com Portal Clube da Diabete)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies