Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Campanha Nacional de Vacinação ocorre este sábado (17)

Na multivacinação, o público é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

Neste sábado (17) ocorre o Dia D de Vacinação e mobilização nacional em favor da imunização. De 5 a 30 de outubro, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

Os municípios têm autonomia para definir as estratégias de vacinação, seguindo as orientações do Ministério; também foram orientados a estruturarem os pontos de vacinação em lugares arejados. Há ainda a indicação de evitar aglomeração, visando mitigar a propagação do coronavírus.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é formado por crianças na faixa etária entre 1 a 4 anos de idade. As crianças deverão ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o total de crianças a ser vacinado durante toda a campanha em Mato Grosso é de 205.976; a meta mínima é vacinar 95% do público-alvo.

Na multivacinação, o público é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

As campanhas oportunizam o acesso às vacinas, a atualização da situação vacinal, o aumento das coberturas vacinais e homogeneidade, a redução da incidência de doenças imunopreveníveis e contribui para o controle, eliminação e a erradicação dessas doenças.

É importante frisar que o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990 e, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem por parte da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O país envida esforços para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para a manutenção do território livre da doença. (Rose Velasco)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies