Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Blitz educativas são realizadas em escolas de Sinop

0 47

Pelo menos quinze escolas de Sinop, entre públicas e privadas, devem receber, neste mês de fevereiro, ações de educação para o trânsito com blitz educativa acerca de normas, segurança, deveres e obrigações para um trânsito mais fluído nas imediações dos estabelecimentos de ensino. O trabalho foi iniciado na tarde dessa terça-feira, 12, pela EMEB Sadao Watanabe, no bairro Primaveras.

Na primeira agenda realizada pelos guardas civis municipais, condutores de veículos e motocicletas, além de pedestres e os próprios estudantes foram abordados. Bastaram alguns minutos após às 17h, quando o corpo discente foi liberado, para observar as primeiras irregularidades. Entre elas, a não observação de áreas de estacionamento e a parada de veículo em locais inadequados, além do uso desnecessário de buzina.

Sara Borges de Oliveira, coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), frisa que, atualmente em Sinop, a principal infração cometida por motoristas nas imediações das escolas é a chamada fila dupla. “A partir do momento que você para em fila dupla, um condutor que está atrás, na intenção de fazer o certo, de estacionar, ele tem que ficar parado, esperando a pessoa que está cometendo a irregularidade para ele conseguir fazer o certo. Ou seja, quem para em fila dupla está pensando só nele”, adverte a guarda civil.

Sara Borges lembra que, neste momento, o foco do trabalho é orientativo, mas que flagrantes de irregularidades e a gravidade destas pode resultar em notificações e multas. “A partir do momento que você tem carteira de habilitação você sabe o que diz a lei. Porém, estaremos orientando, mas nada impede que seja feito o que a lei manda. Ou seja, estar notificando sobre o abuso da infração”, ponderou a profissional.

O que é preciso estar atento para melhorar o trânsito nas proximidades das escolas

  • respeitar a faixa de pedestre;
  • estacionar em local adequado (evitar estacionar em cima da calçada ou em cima da faixa de pedestre);
    -respeitar a vaga especial;
  • evitar buzinar desnecessariamente;
  • não parar em fila dupla para não atrapalhar o direito de ir e vir dos condutores;
  • utilizar adequadamente a faixa de embarque e desembarque.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies