Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Ataque à Democracia e à liberdade de expressão; Até quando?

Nesta segunda-feira, 17 de Agosto, membros da sociedade sinopense, com apoio da ADUFMAT,
ADUNEMAT, SINPROTEC, SINTEP-MT, Movimento Sinop para Elas e Sinop Antifascista, afixaram faixas em frente à Câmara de Vereadores de Sinop em protesto ao ato dos vereadores, que por unanimidade aprovaram uma homenagem ao Presidente da República.

O protesto, organizado de forma pacífica e ordeira, contestava a homenagem da Câmara de Vereadores durante momento de comoção nacional pelas mortes de centenas de milhares de brasileiros. No entanto, todas as faixas e cruzes dispostas em frente à câmara foram quase que imediatamente retiradas, logo que os manifestantes se afastaram do local.

Posteriormente, ainda no mesmo dia, um vídeo passou a circular em redes sociais, no qual uma pessoa, que na gravação se define como pré-candidato a prefeito de Sinop, em tom violento, e portando uma faca, ameaça os manifestantes, corta uma das faixas que restava e a joga no lixo, dizendo “estar mandando um recado” para a oposição ao Presidente da República.

Ressaltamos que o momento para a homenagem, aprovada por unanimidade pelos vereadores do município, nos parece totalmente inapropriado frente a centenas de familiares em luto pela morte de mais de 70 cidadãos de Sinop que faleceram vítimas da COVID-19, sendo que, em nossa opinião técnico-científica, também foram vitimados pela ausência de ações efetivas que protegessem estas famílias do novo coronavírus.

Tais ações protetivas, em nossa opinião, não foram adotadas de forma adequada por parte de autoridades eleitas para proteger a população e zelar pela saúde de todos os brasileiros. Foi com indignação que recebemos informações de que as faixas pacificamente afixadas em frente à Câmara de Vereadores de Sinop, em nosso democrático direito de livre expressão, foram arrancadas com violência por um pretenso candidato a prefeito desta cidade.

Sinop, uma cidade que tão fraternamente acolhe as instituições de pesquisa e ensino em que trabalhamos, não pode ser governada por pessoas que não respeitam o direito democrático de livre manifestação, e que não compreendem a importância de ouvir o contraditório.

Portanto, convocamos a população de Sinop e os postulantes a cargos eletivos, a abrir espaço para o diálogo com toda a sociedade, ouvir especialmente aqueles que pouco têm sido ouvidos, ampliar os espaços de discussão democrática no município, fortalecer os conselhos comunitários e a participação ativa da sociedade nas diversas esferas do poder público. O que não podemos jamais tolerar é a intolerância.

 

*Artigo por: ADUFMAT, ADUNEMAT, SINPROTEC, SINTEP-MT, Movimento Sinop para Elas e Sinop Antifascista

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies