Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Aluno autista em crise é agredido por Professor em Escola

A Direção Regional de Educação de Sinop emitiu uma nota explicativa detalhando os procedimentos adotados e abordando situações anteriores relacionadas ao aluno de 13 anos. Para verificar o posicionamento completo, leia a nota na Íntegra!

Um aluno de 13 anos, foi agredido na manhã desta quinta-feira (29), por um professor em uma Extensão estadual localizada na Avenida dos Flamboyants com Avenida das Sibipirunas em Sinop. O aluno seria um menino, quem possui laudo positivo para Autismo, TDH, TOD e suspeita de esquizofrenia, segundo relato do Boletim de Ocorrência.

Segundo informações do documento, a equipe policial militar, conhecida como Ronda Escolar, recebeu um chamado do COPOM (190) para atender a uma ocorrência em uma extensão de uma Unidade Escolar Estadual na Avenida dos Flamboyants, esquina com a Avenida das Sibipirunas.

Ao chegar ao local, os presentes, especialmente a professora, a monitora e a coordenadora, informaram que o aluno, que possui laudo de autismo, TDAH, TOD e suspeita de esquizofrenia, estava em surto e muito agressivo.

Conforme está no documento, que essas mesmas pessoas conheciam o histórico do aluno, que já havia apresentado comportamentos semelhantes, onde informou que o aluno já havia agredido fisicamente a diretora e outros alunos. Naquele dia, a polícia foi chamada e teve que conduzir o aluno para a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

Foi informado para a guarnição, que o aluno não estava respondendo a nenhuma ordem ou estímulo por parte de sua monitora e professora. Em relato para os militares, o aluno começou a bater na carteira com muita força e perdeu o controle, tentando jogar cadeiras e mesas nos outros alunos.

Em determinado momento, ele jogou uma mesa na vítima mencionada anteriormente, mas ela conseguiu se esquivar colocando a mão na frente. Ao tentar acalmá-lo e entender a situação, o aluno parecia ficar ainda mais irritado.

A professora e a monitora solicitaram a presença de um homem na sala para tentar conter o aluno, já que o professor estava em outra sala dando aula quando recebeu o pedido de ajuda.

Quando o professor chegou à sala, ouviu gritos de socorro e pedidos de ajuda dos outros alunos. Foi informado em boletim, que um dos alunos passou mal, e chegou a vomitar, devido ao alvoroço causado pela situação. Os demais alunos estavam muito assustados e em pânico.

O professor viu o aluno extremamente agressivo e em surto, tentando jogar mesas e cadeiras nos outros alunos que ainda estavam na sala.

Quando o aluno tentou jogar outra mesa nas pessoas presentes, colocando em risco a integridade física delas, o professor, tentou segurá-lo usando a força. No entanto, não obteve sucesso e soltou o aluno. Nesse momento, o aluno pegou outra mesa e, ao tentar jogá-la novamente, o professor desferiu um soco em seu rosto.

A coordenação acionou a mãe do menor, bem como o Corpo de Bombeiros Militar, que prestou atendimento ao aluno.

Os conselheiros tutelares, juntamente com os profissionais da DRE, também estavam presentes. Após coletar dados e fatos juntamente com a responsável pela escola, e o professor, a equipe se deslocou para a Delegacia de Polícia Civil de Sinop para as medidas cabíveis serem tomadas.

No documento de registro é relatado, que o aluno possui diversos indícios de agressões anteriores a alunos e profissionais da educação nessa escola e em outra mencionada anteriormente, inclusive com o registro de boletim de ocorrência na época. O professor esteve na Delegacia, onde foi ouvido e liberado.

Acompanhe o vídeo:

SINOP: Aluno autista em crise é agredido por Professor em Escola 2

NOTA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESRADO DE MATO GROSSO

A Direção Regional de Educação de Sinop emitiu uma nota explicativa detalhando os procedimentos adotados e abordando situações anteriores relacionadas ao aluno de 13 anos. Para verificar o posicionamento completo, leia a nota na íntegra!

NOTA

1 – Sobre o caso de um estudante menor com laudo de Transtorno Opositor Desafiados (TDH) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, em Sinop, que teve uma crise de ansiedade na manhã desta quinta-feira (29.06) e que precisou ser segurado por um professor na tentativa de evitar que ele se machucasse, a Diretoria Regional de Educação do Polo Sinop informa que tomou todas as providências para apurar os fatos.

2 – Imediatamente, após ficar mais calmo, a família foi comunicada e o estudante foi encaminhado para acompanhamento em unidade de saúde de Sinop.

3 – O estudante recebe acompanhamento por parte da DRE desde 2022, quando foi matriculado na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme, também em Sinop, e onde também passou por crises de ansiedade.

4 – Além do acompanhamento por meio da equipe de Atendimento Psicossocial da DRE, o estudante é assistido pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), pelo Conselho Tutelar e por uma equipe do Ministério Público Estadual (MPE).

5 – O estudante esteve afastado da escola do dia 03 de maio e 23 de junho por indicação médica, que aconselhou, por meio de laudo, que o estudante permanecesse sob os cuidados e vigilância de sua genitora em tratamento ou internação psiquiátrica, retornando a suas atividades no dia 26.

6 – com relação ao professor, ele foi afastado das atividades em sala de aula, pela DRE e pela Gestão da unidade, para apuração dos fatos.

7 – Quanto à contratação de Professor Auxiliar para o estudante, foi feita mediante decisão judicial em virtude da ação gerada em 2022 pelas crises do estudante quando esteve matriculado na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme, pois, os laudos médicos do estudante não são contemplados no rol de Classificação Internacional de Doenças (CID) que requerem professor auxiliar.

8 – A DRE do Polo Sinop reforça o seu compromisso em cumprir o que determina a Política de Educação Especial da Seduc-MT, com respeito e atenção que é devida ao estudante, bem como, ao que determina o Estatuto do Servidor Público em relação à apuração dos fatos.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies