Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Saúde Infantil: Aumento de Casos de Gripes e Resfriados Gera Alerta Sobre o Bem-Estar das Crianças

Nos Últimos Meses Houve um Aumento Significativo no Número de Casos de Gripes e Resfriados em Crianças

Nas últimas semanas vivenciamos um aumento significativo dos casos de gripes e resfriados em crianças pequenas, aumentando a necessidade de nos atentarmos à saúde infantil.

É notável o aumento de casos de crianças com gripes, resfriados e problemas respiratórios nos últimos meses, no entanto, as causas que têm levado ao aumento de casos de doenças virais em crianças pequenas ainda geram muitas dúvidas nos pais e responsáveis.

Dessa forma, inicialmente é necessário que sejamos capazes de compreender que as crianças pequenas que agora voltaram a frequentar as aulas presenciais, por conta da pandemia do coronavírus, foram privadas do convívio social com outras pessoas e crianças durante um longo período, dessa forma, seu sistema imunológico não foi treinado como o daquelas crianças que, em outras épocas, não precisaram realizar o isolamento social.

Dessa forma, agora, principalmente com a desobrigação do uso de máscaras de proteção, essas crianças, principalmente por estarem convivendo com outras crianças, estão sendo expostas a doenças virais, no entanto, seu sistema imunológico não está devidamente preparado para lidar com essas doenças, aumentando os casos de gripes e resfriados em crianças, contribuindo ainda para o aumento de casos de reinfecção.

Nos últimos meses tem sido imensamente comum o caso de crianças que contraem uma doença viral e após uma ou duas semanas estão contraindo outros tipos de doenças virais, afetando diretamente a saúde infantil.

O sistema imunológico dessas crianças tem sido constantemente atacado, aumentado o número de casos de reinfecção.

Atenção à saúde infantil

Saúde infantil

Outra situação que tem sido muito comum nos últimos meses são os casos de crianças que frequentam a escola transmitirem doenças virais para bebês e crianças que ainda não vão a escola.

E todo este cenário em que a saúde infantil se encontra tem feito com que muitos pais se questionam se há algo de errado com a saúde de seus pequenos, gerando sérias preocupações.

No entanto, é importante salientarmos que um fator tem contribuído para o aumento de casos de gripes e resfriados em crianças, principalmente as pequenas, é justamente o fato de estas terem passado por um período de isolamento social.

Ainda assim, evidenciamos a importância de uma avaliação de pediatra para uma análise mais detalhada do quadro clínico da criança, podendo identificar possíveis fatores que possam estar contribuindo para os casos de reinfecção de doenças virais, contribuindo para a saúde infantil e o bem-estar das crianças.

Dessa forma, existem ainda medidas que podemos adotar em nosso dia a dia e que contribuem diretamente para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças, contribuindo para a saúde e o bem-estar infantil.

São elas:

  • Forneça uma alimentação saudável para o seu filho: Uma alimentação saudável contribui diretamente para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças. Assim, alimentos naturais, principalmente aqueles ricos em vitamina C, como os alimentos cítricos, fornecem aos pequenos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, contribuindo para a sua saúde e bem-estar.
  • Fale com as crianças sobre a importância da higienização correta das mãos: É muito comum que os pequenos levem as mãos à boca, ao nariz e aos olhos constantemente, aumento o risco de contrair doenças virais. Assim, é importante que evidenciemos a importância das crianças higienizarem frequentemente as mãos e evitar coloca-las nos olhos, nariz e boca.
  • Incentive um estilo de vida saudável: Nos dias de hoje, com todo o avanço tecnológico, é muito comum que as crianças adotem um estilo de vida sedentário, que pode afetar diretamente a sua saúde e bem-estar. Assim, é importante que encontremos um ponto de equilíbrio entre o uso das telas e o brincar ativamente, pois o ato de brincar de forma ativa é uma das principais formas de se combater o sedentarismo durante a infância.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies