Portal 93
Com você onde você for.

Cresol celebra 30 anos destacando o protagonismo do cooperativismo no país

Cresol celebra 30 anos reforçando o protagonismo do cooperativismo na inclusão financeira e no desenvolvimento do Brasil

Evento em Francisco Beltrão (PR) reuniu autoridades e lideranças para discutir os avanços e desafios do modelo cooperativista no país

Camara 22814/2026

A Cresol completou 30 anos de fundação nesta terça-feira (24), celebrando sua trajetória de crescimento e impacto no cenário financeiro nacional. Comemorado na sede da instituição, em Francisco Beltrão (PR), o evento reuniu representantes de instituições financeiras nacionais e internacionais, autoridades públicas e lideranças cooperativistas para debater o papel das cooperativas na promoção da inclusão financeira, desenvolvimento sustentável e fortalecimento das comunidades.

Fundada no interior do Paraná e hoje com mais de 1 milhão de cooperados em todo o país, a Cresol consolidou-se como uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil. Com presença em 19 estados, a rede conta com 952 agências distribuídas em 3.478 municípios – sendo que 80% dessas unidades estão localizadas em cidades com até 50 mil habitantes, desempenhando um papel crucial em regiões muitas vezes desassistidas pelo sistema bancário tradicional.

Painéis destacam avanços e parcerias estratégicas

A programação do evento foi organizada em dois grandes painéis. O primeiro, mediado por Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, e Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser, abordou o papel das instituições públicas no fortalecimento do cooperativismo. Representantes do Banco Central, BNDES e BRDE participaram da discussão, ressaltando a capacidade da Cresol de atuar em pé de igualdade com bancos tradicionais.

“O cooperativismo tem uma força transformadora que precisa ser cada vez mais difundida entre as novas gerações. A Cresol é prova disso, com uma história construída na base da confiança e da cooperação”, afirmou Alzimiro Thomé.

Marcelo Porteiro, superintendente do BNDES, destacou os 25 anos de parceria com a Cresol, que já movimentou R$ 7,6 bilhões em crédito concedido. “É impressionante o impacto que a Cresol gera nas comunidades. O Brasil ainda precisa conhecer mais a fundo o potencial do cooperativismo”, declarou.

Já João Luiz Faustino Marques, do Banco Central, reforçou que a Cresol possui estrutura e capacidade comparáveis a qualquer grande banco. “Sua atuação em municípios estratégicos mostra o quanto é possível fazer inclusão financeira de forma eficiente.”

Reconhecimento internacional pelo impacto social

O segundo painel teve foco no impacto social do cooperativismo, com a presença de representantes de organismos internacionais como o BID Invest e a agência alemã DEG. Márcia Faria, do BID Invest, revelou que a Cresol possui o maior índice de impacto social entre mais de 45 instituições analisadas pela entidade, evidenciando a força do modelo cooperativo no combate às desigualdades.

A superintendente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, destacou que em mais de 360 municípios brasileiros a Cresol é a única instituição financeira presente. “Isso demonstra o compromisso com o desenvolvimento local e a paixão pelos cooperados”, afirmou.

Para Luiz Lesse Santos, presidente da Confebras, o modelo cooperativista é uma alternativa concreta aos desafios sociais e econômicos do Brasil. “Para cada problema que enfrentamos, existe uma solução cooperativista à disposição”, pontuou.

Crescimento sustentado pela simplicidade e pelo relacionamento

Encerrando o evento, o vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, enfatizou que a comemoração marca não apenas a celebração de um legado, mas também um compromisso com o futuro. “Chegar até aqui exigiu trabalho e fidelidade aos nossos valores. O próximo passo é manter o crescimento com base na simplicidade e no relacionamento próximo com os cooperados. Esse é o nosso diferencial”, concluiu.

Sobre a Cresol

Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país, oferecendo produtos e serviços voltados a pessoas físicas, empresas e produtores rurais. Reconhecida pelo seu papel social, a cooperativa soma mais de 1 milhão de associados e está presente em 19 estados, com 952 agências em operação. A Cresol segue comprometida com a democratização do acesso ao crédito, o fortalecimento da economia local e a construção de um Brasil mais justo e cooperativo.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies