Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários Com Uma Criança Com a Garganta Inflamada?

Veja Medidas Que Aliviam os Sintomas e Contribuem Para a Saúde do Seu Pequeno

Para os pais, a saúde das crianças é um assunto que traz consigo grandes preocupações, pois queremos sempre garantir o bem-estar de nossos pequenos. Assim, o quadro Tira-Dúvidas de hoje traz para você 5 cuidados essenciais a serem tomados com uma criança com a garganta inflamada.

Os sintomas que indicam que a criança está com a garganta inflamada surgem de forma gradativa, sendo essencial que os pais estejam atentos aos primeiros sinais que seu pequeno possa estar com a garganta inflamada.

Um pequeno incomodo na garganta, tanto para falar, quanto para comer, são alguns dos primeiros indicativos de uma possível inflamação na garganta da criança.

Assim, de forma gradativa você poderá perceber que o incomodo inicial irá evoluir e apresentar sintomas mais evidentes de uma inflamação na garganta, que incluem:

  • Dor ao engolir;
  • Incomodo na garganta;
  • Dificuldade para engolir;
  • Rouquidão

Outros sintomas, como inchaço na região e a presença de pus nas amídalas, também são comuns em caso de dor de garganta.

Dessa forma, ao notar que a garganta do seu filho está inflamada, é essencial tomarmos alguns cuidados específicos. No entanto, vale ressaltar que a inflamação na garganta é bastante comum durante a infância, normalmente decorrente de uma infecção viral ou bacteriana.

Cuidados essenciais com uma criança com a garganta inflamada

Garganta inflamada

  1. Esteja atento à hidratação da criança

Beber água em quantidade suficiente é fundamental para manter a criança hidratada e auxiliar no processo de recuperação diante de um quadro de garganta inflamada. A água é essencial para nossa saúde e ainda ajuda a reduzir a sensação de incomodo na garganta.

Assim, é fundamental que você incentive o seu filho a beber água em caso de garganta inflamada, pois a água o seu organismo a eliminar os agentes infecciosos que desencadearam a inflamação na garganta.

  1. Mantenha uma alimentação adequada

A alimentação é um fator essencial para fornecer ao organismo da criança os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, auxiliando ainda no fortalecimento de seu sistema imunológico.

No entanto, sabemos que fazer com que os pequenos se alimentem de forma adequada pode ser um verdadeiro desafio, principalmente em caso de garganta inflamada. Mas incentivar uma alimentação adequada é essencial para a recuperação de seu pequeno.

Pratos leves e saudáveis, como sopas e caldos contribuem para uma alimentação saudável e ainda podem ser ingeridos pela criança de forma mais fácil, devido a dor ao engolir provocada pela inflamação na garganta.

  1. Líquidos quentes e repouso

Ingerir líquidos quentes ajuda a reduzir os sintomas de dor de garganta, trazendo mais alívio e conforto para o seu pequeno. Assim, ofereça-lhe bebidas quentes, como leite, para fazê-lo se sentir melhor e amenizar os desconfortos provocados pela inflamação na garganta.

O repouso também é essencial para a criança com a garganta inflamada. Assim, garanta que o seu filho tenha uma boa noite de sono, auxiliando-o a dormir a quantidade de horas adequada para que seu organismo possa se recuperar diante de um quadro de inflamação de garganta.

  1. Uso de medicamentos deve ser prescrito por um médico

Em relação aos medicamentos que podem auxiliar a reduzir os sintomas da dor de garganta, estes somente deverão ser prescritos por um médico especializado.

  1. Esteja atento aos sinais

A inflamação de garganta é um quadro comum durante a infância, assim, é fundamental que estejamos atentos aos sinais de que a criança está apresentando uma melhora ou não em relação à inflamação na garganta.

Caso você note que o seu filho não está apresentando melhora, ou que os sintomas estão ainda mais intensos, procure atendimento médico para uma análise mais detalhada do quadro clínico do seu pequeno. Uma avaliação médica adequada associada aos cuidados essenciais são fatores que contribuem para a melhora da criança diante de um quadro de garganta inflamada.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Radiação Solar Pode Causar o Envelhecimento Precoce da Pele?

Tira-Dúvidas: Como Substituir a Proteína da Carne em Minha Alimentação?

Tira-Dúvidas: Margarina Realmente Faz Mal à Saúde?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies