Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Vigiagro barra 140 toneladas de uvas passas contaminadas

A Interceptação ocorreu entre junho e setembro, após constatação que apresentava quantidade de ocratoxina A acima do permitido.

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, interceptou e impediu a comercialização de mais de 140 toneladas de uvas passas contaminadas que tinham como destino a região metropolitana de São Paulo.Vigiagro barra 140 toneladas de uvas passas contaminadas 3Vigiagro barra 140 toneladas de uvas passas contaminadas 4

Segundo as autoridades, a interceptação do produto importado ocorreu entre junho e setembro em postos de fronteira do Porto de Santos (SP) e do Porte Seco de Foz do Iguaçu (PR), após constatação de que apresentava “quantidade de ocratoxina A acima do permitido” – substância produzida por alguns tipos de fungos.

Segundo o Ministério da Agricultura, em condições ambientais adequadas, a substância pode estar presente em produtos alimentares, como cereais, frutos secos, café, cacau, uvas, e processados, como vinho, cerveja ou sumos de fruta. Por meio de Nota, o ministério informou que “No entanto, excedendo o limite permitido de micotoxina torna-se tóxica, sendo prejudicial à saúde”.

O auditor fiscal da operação, Tiago de Dokonal Duarte, informou a Agencia Brasil, que já foram bloqueadas cargas de uva passa com mais de nove vezes o limite permitido. Vale ressaltar que lotes importados de amendoim, milho, amêndoas, pistache, frutas secas e milho de pipoca, incluindo subprodutos, só podem ser liberados a comercialização no Brasil, após a analises de micotoxinas feitas por laboratórios credenciados.

 

Alimentos Contaminados: Conheça as Micotoxinas

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. Os fungos crescem e se proliferam bem em grãos quando em condições ideais de temperatura, umidade e presença de oxigênio.

As principais micotoxinas de ocorrência em grãos e subprodutos utilizados na nutrição animal no Brasil são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A. Outras micotoxinas, mesmo que ocorram em menor frequência, provocam importantes perdas econômicas quando contaminam os alimentos e também na contaminação de humanos.

Com a necessidade do aprimoramento constante da área de nutrição animal, o controle e o gerenciamento das micotoxinas constituem um desafio importante, pois, por razões econômicas e de saúde pública, as micotoxinas requerem cada vez mais atenção.

 

Leia também – Sinop Tem 8.498 Casos De Pessoas Recuperadas Da Covid-19

 

Acompanhe ouras notícias no Jornal da 93FM 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies