Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mutirão de combate à dengue inicia trabalho preventivo em Sinop

O município deve abrir um processo seletivo, para a contratação de novos trabalhadores para essa ação.

Um mutirão de combate à dengue foi planejado, em Sinop, para fazer o trabalho preventivo, afim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. O lançamento oficial da ação, foi realizado na manhã desta segunda-feira (31), com a presença de diversas autoridades na Praça da Bíblia.

O mutirão deve iniciar o trabalho nos bairros maior índice de infestação predial e, em seguida, os bairros com maior número de notificações para casos de dengue. Todo o setor comercial, industrial central, norte e sul serão priorizados e, posteriormente, os bairros periféricos.

A ação é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, e coordenada pelo departamento Epidemiológico do município. De acordo com o Coordenador, Jorge Beviláqua, o foco dessa iniciativa é preventivo, afim de reduzir o número de notificação e infestação do mosquito.

“Nosso mutirão tem o foco preventivo, então nós predeterminamos bairros com maior índice de infestação predial, do mosquito Aedes Aegpty, e os bairros com maiores números de notificação para casos de dengue. Então os agentes vão estar priorizando esses bairros, diminuindo o número do Aedes, diminuiu automaticamente o número de notificações”, disse o coordenador.

Mutirão de combate à dengue inicia trabalho preventivo em Sinop
A ação é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop. (Foto: Ademir Specht / Assessoria)

O trabalho preventivo dos agentes de saúde, deve ser de alerta para a população, tendo em vista que a época de chuvas está chegando em nossa região. O secretário de saúde, Dr. Kristian Barros, falou como deve iniciar essa ação.

“Como orientação dos próprios agentes com a população de Sinop. Em casa em casa, eles vão estar visitando, vão estar orientando e trazendo a ideia de que a população pode ajudar, fazendo a limpeza de quintais, calhas, alguns objetos que servem como criadouros. A gente está tentando prevenir”, disse o secretário.

Conforme a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, os números da dengue estão controlados no município, porém é necessário realizar o trabalho preventivo, afim de evitar maiores transtornos no futuro.

“A dengue está controlada, os números super baixos, mas nós não podemos descuidar. É uma doença grave, que levou muitos cidadãos de Sinop a óbito, e a prefeitura está fazendo essa ação preventiva, limpando bueiros, valetões e áreas institucionais”, enfatizou Martinelli.

Ao todo, estão envolvidos na ação mais de 200 pessoas, conforme dito pela prefeita. Proprietários de terrenos baldios deverão realizar a limpeza adequada, caso contrário, podem ser multados pelos agentes fiscalizadores da prefeitura. O município deve abrir um processo seletivo, para a contratação de mais trabalhadores para essa ação.

“Nós vamos estar contratando agentes para fazer essa visitação, nós temos uma equipe grande e agora vamos estar contratando mais pessoas para que deem suporte na conscientização”, disse a prefeita à 93 FM.

O município de Sinop, de acordo com a prefeitura, já fez o uso de drones para identificar possíveis criadouros do mosquito, que são difíceis de localizar a olho humano. A tecnologia de satélites também permite aos profissionais, localizar lugares distantes.

 

Ouça o Jornal da 93 FM no seu Spotify e confira as principais notícias de Sinop e região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies