Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Índice de confiança econômica dos empresários e consumidores aumenta

Esse resultado indica uma condição de melhora em quase todos os indicadores econômicos devido a flexibilização das medidas restritivas de combate ao coronavirus.

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da UNEMAT, a pedido da CDL Sinop, apontou que a confiança do empresário de Sinop melhorou muito com relação ao mês passado (maio), mesmo em plena Pandemia do Coronavirus.

O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 01 e 15 do mês de junho de 2020, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 120 empresas. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma recuperação e voltou ao patamar próximo ao período pré-pandemia.

O ICE avançou 45,3% em relação ao mês de maio. Esse resultado indica uma condição de melhora em quase todos os indicadores econômicos devido a flexibilização das medidas restritivas de combate ao coronavirus.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta ainda uma piora no indicador de -6,03%. A avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma forte melhora no indicador geral (33,3%). O destaque no levantamento foi a melhora em praticamente todos os indicadores.

O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma melhora em relação ao período anterior (57,6%). O destaque no levantamento foi a recuperação no indicador “investimentos” .

Índice de confiança econômica dos empresários e consumidores aumenta 2

Confiança do consumidor

Em junho, o ICC apresentou aumento em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 70,17 para 75,96 indicando um aumento na confiança em 8,25% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores tiveram leves alterações bruscas. O indicador de situação financeiro apresentou uma melhora mais acentuada em relação ao mês anterior. E o IIC apresentou um aumento de 17,2%, em relação ao mês anterior passando de 68,69 pontos para 80,50. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de vestuário apresentou a maior recuperação entre os segmentos acompanhados.

Termômetros sociais

O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo. teve uma leve redução no mês de junho, passando de 126,87 pontos para 121,65, uma queda de -4,1%. O Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou uma leve recuperação de de 5,9%, passando de 88,2,83 para 93,4.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies