Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Boa Esperança do Norte pode ter eleições municipais em 2020

Moradores poderão eleger Prefeito, vice e vereadores para Boa Esperança do Norte.

O distrito de Boa Esperança do Norte poderá ter, em 2021, prefeito e vice-prefeito, além de vereadores eleitos pelos próprios moradores. A possibilidade foi conquistada através de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que julgou o mérito da Lei Nº .7.264/2000.

A lei foi aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador de Mato Grosso, no ano de 2.000, Dante de Oliveira. Na época, o município vizinho de Nova Ubiratã, entrou com uma ação judicial questionando a Lei aprovada, alegando que seria prejudicado pela divisão de terras, através do ex-prefeito José Barros.

Boa Esperança do Norte pode ter eleições municipais em 2020
Quem gerencia a Sub-prefeitura de Boa Esperança é o colonizador Kaleb Frâncio. (Foto: Reprodução / Rafael Ritter)

Também foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado, a realização de uma consulta plebiscitária no perímetro compreendido entre os limites dos municípios envolvidos, Sorriso e Nova Ubiratã, através do decreto legislativo 2.977 de 21/12/2001. A autorização foi dada ao Tribunal Regional Eleitoral.

Diante dos questionamentos e solicitações, a Lei que instituía o município de Boa Esperança do Norte foi embargada, não tendo seu mérito julgado há pelo menos 20 anos. Com isso, o então município de Boa Esperança continuou sendo um distrito, pertencente ao município de Sorriso, tendo em sua área urbana uma sub-prefeitura.

Em 2016, foi impetrado ao Tribunal de Justiça e Tribunal Eleitoral de Mato Grosso, um pedido de revisão do processo, referente a liminar que suspendia provisoriamente a criação do município de Boa Esperança, pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM). Através do embargo, o TRE-MT julgou a legitimidade da Lei.

Portanto, através da constatação de legitimidade da Lei, o TJ-MT e TRE-MT autoriza a realização de eleições municipais para o município de Boa Esperança do Norte. A decisão foi deferida nesta terça-feira (9), em sessão virtual, devido a pandemia do novo coronavírus.

Boa Esperança do Norte pode ter eleições municipais em 2020
Avenida Central de Boa Esperança do Norte. (Foto: Rafael Ritter)

Um dos responsáveis pela busca da emancipação política do distrito, é o emedebista Marlon Zanella, vereador por Sorriso. De acordo com Zanella, a criação do município sempre foi um sonho dos moradores daquele distrito.

“O sonho de lá sempre foi a emancipação, tanto que em 2 mil foi criado o município, com a Lei Estadual que autorizou depois de plebiscito, enfim. E o município vizinho de Nova Ubiratã questionou algumas questões técnicas e foi suspensa a implantação naquele período”, disse Zanella à 93 FM.

Após a decisão do TRE-MT, muitas pessoas externaram seus sentimentos de felicidade diante da possibilidade de haver eleições para a emancipação político-administrativa da cidade. Para Zanella, as pessoas que não entendem a viabilidade da implantação do município, precisam conhecer o lugar.

“A comunidade de Boa Esperança está comemorando, e quem entende que não é viável a implantação precisa conhecer o lugar para ver o tamanho do distrito, a pujança econômica, a organização do local, que merece sim ser município, é mais que justiça o que está sendo realizado lá com Boa Esperança”, destacou o vereador.

A equipe de jornalismo da 93 FM entrou em contato com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, que é o pedinte da revisão do processo, para falar sobre o assunto. De acordo com Dal Bosco, a ideia era que o Tribunal julgasse o mérito, se valida ou não a lei.

“Eu fui procurado pela sociedade ainda na legislatura passada, no ano de 2015, para lutar por aquela sociedade. Ai eu entrei com embargos de terceiros interessados, para que o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral, analisassem o mérito do processo. Ou criasse o município ou não criasse”, disse o deputado.

Boa Esperança do Norte pode ter eleições municipais em 2020
As eleições poderão acontecer simultaneamente com as eleições do ano corrente. (Foto: Neide Carlos / TSE)

Já o prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, disse à 93 FM que irá recorrer sobre a decisão pois, segundo ele, do jeito que foi feito, o município de Nova Ubiratã iria perder cerca de 363 mil hectares.

“Não podemos aceitar tirar do nosso município 363 mil hectares ou seja, 240 mil hectares de lavoura. Isso equivale à 30% da área do município e 55% da nossa área produtiva. Se realmente eles conseguir Lei para isso, que se faça com uma nova demarcação territorial”, disse o prefeito.

Para concluir sua fala, Valdenir ainda destacou, “Nós vamos pedir para a nossa parte jurídica, para embargar sobre essa questão. Eu sou contra do jeito que foi feito. Não somos contra, mas desde que seja uma coisa justa para todos”, concluiu.

 

A votação

Boa Esperança do Norte pode ter eleições municipais em 2020
O Tribunal Regional Eleitoral deve organizar os procedimentos para as eleições em Boa Esperança do Norte. (Foto: Reprodução / TRE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso deve organizar todos os procedimentos necessários para a realização das eleições municipais no município de Boa Esperança do Norte. De acordo com o TRE-MT, os processos eleitorais pertencerá à 43ª Zona Eleitoral, que fica em Sorriso, conforme votou o desembargador, Gilberto Giraldelli.

“Defiro o pleito formulado, no sentido de determinar a adoção de providências objetivando a realização da primeira eleição para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador do Município de Boa Esperança do Norte, que pertencerá à 43ª Zona Eleitoral – Sorriso, a qual deve ocorrer simultaneamente com as eleições ordinárias do corrente ano”, determinou Giraldelli em seu voto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies