Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mato Grosso registra 1ª morte por covid-19 no sistema penitenciário

O reeducando já havia sido hospitalizado, pois vinha sofrendo com alguns sintomas gripais, mas foi liberado após fazer o teste de coronavírus e dar negativo.

Após a morte de Antônio Machado Jesus, de 76 anos, reeducando da cadeia de Alta Floresta, foi constatado que o idoso morreu com a doença covid-19. A informação foi repassada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), através da Adjunta de Administração Penitenciária.

O reeducando já havia sido hospitalizado, pois vinha sofrendo com alguns sintomas gripais, mas foi liberado após fazer o teste de coronavírus e dar negativo. Na segunda-feira (18), o paciente apresentou sintomas de náuseas e vômito, sendo necessário seu encaminhamento até o Hospital Regional de Alta Floresta.

Na ocasião, foi realizado o teste rápido de covid-19, que resultou negativo. Diante do resultado, o hospital acabou dando alta no outro dia, para que ele voltasse à Cadeia Pública, sendo monitorado por uma equipe médica. Antônio já sofria de doença pulmonar crônica e hipertensão, de acordo com a Sesp-MT.

Ele voltou a se sentir mal na quarta-feira (20.05) e a equipe médica da unidade o reencaminhou ao Hospital Regional, que o colocou na mesma ala em que ficam os pacientes tratados com coronavírus, onde fez novo exame laboratorial para possível detecção de Covid-19. No mesmo dia, o paciente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Casos confirmados

Mato Grosso registra 1ª morte por covid-19 no sistema penitenciário
Sede da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Sesp-MT. (Foto: Michel Alvim / Sesp-MT)

Os exames de mais sete recuperando da Cadeia de Alta Floresta deram positivo para Covid-19. Cinco apresentam sintomas leves e estão isolados dos demais, dentro da própria unidade. Dois estão hospitalizados na rede pública do município.

Um outro caso confirmado com a Covid-19 é de Tangará da Serra.Trata-se de um andarilho que fugiu do hospital, foi preso pela Polícia Militar e descoberto que estava com mandado de prisão em aberto em Goiás.

Ele está isolado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tangará da Serra e aguarda o resultado da contraprova. A Justiça de Tangará da Serra determinou pelo recambiamento dele para o estado de Goiás.

No sábado (23.05), a Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta realizou testes nos reeducandos da Cadeia Pública e aguarda resultado dos exames para saber se houve contaminação aos demais. Uma nova enfermaria será instalada na unidade nesta sexta-feira (29.05) e uma enfermeira será removida para ficar por 30 dias em Alta Floresta.

Na cidade, três policiais penais tiveram a doença, já estão curados e voltaram a trabalhar. Outros três policiais penais que testaram positivo para a Covid-19 estão em isolamento domiciliar.

EPI e testes rápidos

A Secretaria Adjunta de administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Saúde, encaminhou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todas as 52 unidades penais de Mato Grosso.

Esses equipamentos, foram adquiridos com doações do Poder Judiciário por meio do Conselho de Segurança de Execução Penal (Concep) e também com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O Depen também fez compra de 1.500 testes rápidos para Covid-19 e será enviado para Mato Grosso para testar as cerca de 11,5 mil pessoas privadas de liberdade. Pelos protocolos de saúde, serão testados aqueles que apresentarem os sintomas. (93 FM com Débora Siqueira / Secom)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies