Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Testar toda a população não irá resolver o aumento dos casos da Covid; afirma secretário de saúde

“Todo mundo acha que sair testando a população inteira com teste rápido resolve o problema. Não resolve nada”. Essa é a afirmação do secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ao ser questionado se o governo pretende adotar outras medidas para testagem da população, além do protocolo que o Ministério da Saúde (MS) estipulou.

De acordo com o MS, apenas pacientes que apresentarem um quadro de saúde considerado de moderado a grave é que irão passar pela testagem e realização dos testes.

Gilberto assegura que existem fatores condicionantes para que os testes rápidos tenham resultados seguros. “O teste precisa ser realizado mais ou menos 7 dias depois de ter aparecido o sintoma”, disse durante a live realizada na manhã desta terça-feira (19), nas redes sociais do Governo do Estado.

O secretário ainda afirmou que o teste realizados pelo Lacen é o RT-PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do coronavírus na amostra analisada, preferencialmente obtida de uma raspagem da nasofaringe.

Se houver material genético do SARS-CoV-2, nome científico do coronavírus, na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo. “Nossa opção até aqui foi por isso e nós vamos utilizar teste rápido para monitoramento da nossa equipe dentro do protocolo estabelecido (no caso o do Ministério da Saúde)”, complementa Figueiredo.

Leia mais conteúdos sobre a Covid-19 em nossa região:

Mais uma vez, o chefe da pasta de saúde estadual afirmou que não há quantidade suficiente para que os testes rápidos sejam realizados em toda a população mato-grossense. Gilberto comentou o exemplo do estado do Espírito Santo, que realizou um inquérito sorológico, que é uma pesquisa por amostragem para descobrir o percentual da população que já teve contato com o coronavírus. Lá, 32 mil capixabas farão o teste rápido.

“Nós temos certeza que se fizéssemos esse tipo de teste no estado o número de infectados seria muito pequeno. Se vê que lá no Espírito Santo se vê um número de casos significativo em relação à nós, o primeiro lote de amostra deu algo em torno de 2,3% da população infectada. Então não resolve isso”.

De fato, a primeira fase desse tipo de testagem que foi realizada na semana passada no Espírito Santo, e os resultados mostram que 84.391 pessoas já fora contaminadas com a covid-19, isso representa 2,1% da população daquele estado. “A recomendação é, fazer o isolamento domiciliar, fazer a quarentena de 14 dias, passado os 14 dias dar mais 3 dias sem nenhum sintoma e considera-se curado”, conclui o secretário.

Mato Grosso

Conforme o boletim da SES, nas últimas 24 horas, surgiram 42 novas confirmações em Cuiabá (19), Rondonópolis (2), Várzea Grande (2), Barra do Garças (2), Primavera do Leste (3), Lucas do Rio Verde (1), Sinop (1), Confresa (2), Rosário Oeste (2), Tapurah (2), Pontes e Lacerda (2), Guarantã do Norte (1), Nova Lacerda (1), Porto Alegre do Norte (1) e Conquista D’Oeste (1).

Dos 941 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso até esta segunda, 501 pessoas estão em isolamento domiciliar e 337 estão recuperadas. Há ainda 73 pacientes hospitalizados, sendo 44 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29 em enfermaria.

Assista a live realizada na manhã desta terça:

Gepostet von Governo de Mato Grosso am Dienstag, 19. Mai 2020

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies