Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

UPA implanta tenda para ampliar atendimento às pessoas com sintomas gripais

O objetivo é reduzir o fluxo de pessoas dentro da UPA

Para ampliar os atendimentos e diminuir a aglomeração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), gerida pelo Instituto Social Saúde Resgate à Vida, implantou uma tenda (embasada em hospital de campanha) do lado externo da unidade para atender pessoas com sintomas gripais. O ambiente foi montado com todo cuidado, conforme preconiza o Ministério da Saúde, para se adequar ao serviço.

De acordo com a Diretora do Instituto em Sinop, Francislaine de Almeida, profissionais ficam apostos 24 horas na porta da UPA. “Quando o paciente chega na unidade, um enfermeiro realiza uma pesquisa de modo rápido, por meio de um questionário onde consta os sintomas do Covid-19. E, apresentando de três ou mais sintomas, o paciente é encaminhado para a tenda, onde receberá o primeiro atendimento médico”, conta.

A tenda foi instalada no dia 04/04 e funciona como um consultório médico para atendimentos básicos, ou seja, para pessoas com sintomas de grau leve. A diretora, explica, ainda, que para atender pacientes com sintomas graves da doença, há do lado interno da UPA, uma sala (isolamento) toda equipada, onde são tomadas todas as medidas de segurança necessárias.

“O ambiente é provido por duas portas, uma para receber o paciente e uma para a entrada dos profissionais de saúde, que devem passar antes por uma antessala, aperfeiçoada para que o servidor possa se paramentar de forma correta e cuidadosa. Dentro da sala há monitor, ventilador mecânico, aspirador, gases medicinais, cilindro de oxigênio, aparelhos para aferição de sinais vitais, caixa para descarte de materiais utilizados e uma campainha, para que o profissional possa acionar auxílio, caso precise”, esclarece.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, esta ação junto com a abertura das cinco Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, direcionadas somente para atender pessoas com sintomas gripais, desafogou em até 90% o fluxo de pessoas dentro da UPA.

UPA implanta tenda para ampliar atendimento às pessoas com sintomas gripais 4
Foto: Assessoria
UPA implanta tenda para ampliar atendimento às pessoas com sintomas gripais 5
Foto: Assessoria
UPA implanta tenda para ampliar atendimento às pessoas com sintomas gripais 6
Foto: Assessoria

São parceiros do projeto, as empresas Casa do IPhone, Banco SICREDI, Agroinsumos, Papelaria Brasil, Costureira Zenaide e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). (Da assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies