Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Fogos de artifício com barulho estarão proibidos em Sinop a partir de janeiro de 2021

O projeto de lei Projeto de Lei foi aprovado em segunda e última votação durante a sessão ordinária na tarde dessa segunda-feira (9)

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, estará proibida em Sinop a queima, utilização, soltura e o manuseio de fogos de fogos de artifício que emitiam barulhos, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro com algum ruído que cause incômodo. Isso caso a prefeita Rosana Martinelli sancione, ou seja, assine a lei.

De acordo como vereador Ícaro Francio Severo (PSDB), um dos autores do projeto de lei (PL), argumenta que além de saúdem o projeto visa um cuidado ambiental. “Autistas, idosos, crianças pequenas, acamados e animais de estimação sofrem com os estampidos dos fogos de artifício. Quem convive com algum desses públicos sabe disso. É um projeto que atende aos anseios de vários munícipes de nossa cidade. É uma proposta que zela a saúde e o meio ambiente”, argumentou Ícaro.

O projeto de lei Projeto de Lei nº 014/2020 de autoria dos vereadores Hedvaldo Costa (PL) e Ícaro Francio Severo (PSDB), foi aprovado em segunda e última votação durante a sessão ordinária na tarde dessa segunda-feira (9).

Além do projeto, foi aprovada uma emenda substitutiva de autoria do vereador Leonardo Visera (PP) e vereadores. Inicialmente, a lei entraria em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial. Com a aprovação da emenda, a lei, se sancionada, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2021.

O que diz o projeto?

A proibição do manuseio, da utilização, da queima e da soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, abrange áreas públicas e particulares de Sinop. Se aprovado e sancionado, os munícipes só poderão utilizar aqueles fogos de artifício que produzem efeitos visuais sem barulho, também conhecidos por “fogos de vista”.

Em caso de desrespeito à lei, o Projeto prevê a imposição de uma multa de 800 URs (Unidades de Referência).  Para o ano de 2020, por exemplo, o Decreto nº 340/2019 do Poder Executivo fixou o valor da UR em R$ 2,81. Portanto, com a lei aprovada e sancionada, a multa será de R$ 2.248,00. Esse valor será dobrado em caso de reincidência em período igual ou inferior a 60 dias corridos.

Os recursos provenientes das possíveis multas aplicadas irão para o Fundo Ambiental do Município de Sinop (FAMUS). De acordo com Ícaro, os valores vão para esse Fundo já que há o entendimento de que legislação dessa natureza visa zelar a saúde e o meio ambiente municipal.

Conforme diz o Projeto, as possíveis denúncias deverão ser feitas opcionalmente: no site da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Sinop; ou no aplicativo “Se Liga Sinop”; ou por meio de protocolo de denúncia por escrito na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; ou por meio de ligação às forças de segurança (Polícia Militar, 190; Guarda Civil Municipal de Sinop, 153).

Por fim, a proposta diz que as despesas decorrentes da aplicação da lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário, e determina que o Poder Executivo irá regulamentar a lei no prazo de 90 dias a partir da data da publicação em Diário Oficial.

O PL nº 014/2020 conta com sete artigos, além da mensagem ao Projeto onde os vereadores argumentam a importância da sanção da proposta.

Veja essa e outras notícias que foram destaque do Jornal da 93 nesta terça-feira (10):

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies