Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mortes no trânsito de Sinop em 2019 caem mais de 40%; veja a tabela

Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STU) , de Sinop, aponta que o número de mortes no trânsito no perímetro urbano, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, diminuiu 43% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a secretaria, em 2018 houveram 39 mortes no trânsito, já em 2019 esse número caiu para 22. Vale ressaltar que as ocorrências na BR-163 não são contabilizadas nesse levantamento, já que  abrange os acidentes registrados apenas em ruas, avenidas e marginais da cidade, como as perimetrais e a Colonizador Enio Pipino, bem como João Pedro Moreira de Carvalho.

Leia também: Mortes no trânsito em 2018 foram maiores do que em 2017

A tabela abaixo traz o número de óbitos contabilizados bimestralmente em 2018 e 2019.

Mortes no trânsito de Sinop em 2019 caem mais de 40%; veja a tabela 3

Os dados revelam que no 1º e no 2º bimestre do ano recorrente, 2019, houve queda nas mortes, sendo duas e uma respectivamente. No ano passado foram quatro no 1º e nove no 2º.

No 3º e no 4º bimestre dos dois anos contabilizados a quantidade de morte se manteve igualitária alcançando seis e sete.

Já no 5º e no 6º bimestre de 2019 também houve redução nas mortes. Foram registradas três mortes em cada um. Em 2018 esses números foram maiores. Neste sentido, nove e quatro. Em 2019 ainda não foi contabilizado o mês de dezembro, além de que no último bimestre deste ano os radares, ou controladores de velocidade já estavam em operação.

 

Leia também: Mais de 1 mil acidentes foram registrados em Sinop no 1º semestre de 2019

 

O que diz a secretaria

De acordo com os números da Pasta a diminuição é sentida especialmente a partir do bimestre julho/agosto. O período coincide com o início dos trabalhos implementados pela Secretaria no tocante à construção de um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos aliando medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização, a partir da implantação e período pedagógico dos controladores de velocidade, iniciado em 25 de agosto.

Na prática, observam os técnicos, as 17 vítimas a menos traduzem os primeiros resultados positivos aferidos no pós-efetivação da política de conscientização e fiscalização.

Alessandro Oliveira, que é Guarda Civil vinculado ao setor de estatística da Secretaria Municipal de Trânsito, aponta que a implementação dos radares fez com que a gravidade dos acidentes que ainda acontecem, diminuísse. “À medida que a cidade cresce, crescem também o número de habitantes e a frota de veículos. Consequentemente, passamos a observar a ocorrência sempre de acidentes pela cidade. No entanto, apesar de continuarem ocorrendo, quando a gravidade dos casos é menor também se registra um impacto direto sobre o número de mortes. A redução nos óbitos já é consequência direta da ampliação das políticas de gestão de trânsito, por meio das campanhas, do controle de velocidade que se pratica na cidade e que influenciam o fator comportamental dos motoristas”, destaca.

Se formos relacionar as mortes em Sinop com a implementação dos radares, concluí-se que houve uma redução de 7 mortes, se contabilizarmos setembro, outubro e novembro de 2019, em comparação com 2018. “Além do foco de conscientização depositado nestes aparelhos, a administração busca com todo seu empenho a redução de óbitos em nosso trânsito como forma de preservação da vida”, complementa Alessandro.

De acordo com a secretaria, entre os principais fatores que ocasionam os acidentes estão o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil.

Mortes no trânsito de Sinop em 2019 caem mais de 40%; veja a tabela 4
Foto: Reprodução

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies