Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Liderado por Dom Canísio, bispos de MT estão em Roma para Sínodo da Amazônia

Liderado pelo Bispo da Diocese de Sinop, Dom Canísio Klaus, os oito bispos de Mato Grosso que estão no Vaticano participando do Sínodo da Amazônia, convocado pelo Papa Francisco, viajaram para a Santa Sé com o objetivo de defender a vida de todos os que vivem no Brasil e nos outro oito países que abrangem a região amazônica. Essa é a declaração do padre Francisco Prim, da Paróquia São Camilo de Lelis, de Sinop, que serve como porta-voz dos clérigos.

“O Papa está preocupado porque lançou há pouco tempo a Encíclica Laudato Si’ que fala do cuidado com a natureza no modelo do espírito de São Francisco de Assis. Fala do  cuidado, do amor e do louvor pela criação. Dentro da criação, a obra mais importante é a vida humana. No Sínodo se defenderá a vida humana, de nós que vivemos aqui. Se os rios forem todos estragados, se as matas não existirem mais, se as águas não servirem para nós, a vida não será possível. Não é só para nós, mas para os nove país da região amazônica”, explicou o padre Prim.

Além disso, o sacerdote negou que o Sínodo da Amazônia tenha cunho político. Segundo o Padre Prim, o Papa fez a convocação para ouvir os cardeais e bispos e fazer com que a Igreja Católica levante a voz em defesa da criação divina.

“Não tem cunho político, econômico e social. A igreja não gesta o Estado. Quem gesta são os governos. A igreja levanta a voz e  fala que obra de Deus é para todos, que Deus criou tudo para todos. Então o Sínodo da Amazônia trará um grito pela natureza, pela ecologia. Vamos dizer que o mundo que Deus criou é para ser cuidado. O Salmo 8 fala que a obra de Deus é maravilhosa. Nós queremos mostrar que nós amamos o que Deus criou”.

O que é Sínodo?

A palavra “sínodo” vem do grego “sýnodos” e quer dizer “reunião”. Na Igreja Católica, o sínodo pode ser qualquer reunião entre os praticantes desta religião.

Em 1965, Paulo VI criou o Sínodo dos Bispos. A ideia é reunir Papa e Bispos para discutir temas importantes que podem ser ou não religiosos. Antes da Amazônia, os temas escolhidos haviam sido jovens e família, por exemplo.

Por quê o Sínodo vai falar da Amazônia?

O sínodo deste ano foi convocado em outubro de 2017 pelo Papa Francisco. A ideia, segundo o Vaticano, é debater as dificuldades de a Igreja atender os povos da região, especialmente os indígenas.

De acordo com a Igreja Católica, faltam padres, as distâncias entre as comunidades são longas e a carência de serviços públicos acaba fazendo com que a Igreja assuma papéis de assistência social.

“O problema essencial é como reconciliar o direito ao desenvolvimento, inclusive o social e cultural, com a tutela das caraterísticas próprias dos indígenas e dos seus territórios”, afirmou o Papa, em fevereiro de 2017.

Comitiva

A comitiva de bispos de Mato Grosso é liderada pelo Bispo da Diocese de Sinop, Dom Canísio Klaus, presidente da Regional Oeste 2. Os demais integrantes são  Dom Juventino Kestering (Diocese de RondonópolisGuiratinga),  Dom Derek John Christopher Byrne (Diocese de Primavera do LesteParanatinga), Dom Neri José Tondello (Diocese de Juína), Dom Vital Chitolina (Diocese de Diamantino), Dom Jacy Diniz Rocha (Diocese de São Luiz de Cáceres),  Dom Protogenes José Luft (Diocese de Barra do Garças) e Dom Milton Antônio dos Santos (Arquidiocese de Cuiabá) (Do RD News com a colaboração de Anderson Hentges, de Sinop).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies