Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Professores da UFMT Sinop denunciam tentativa de golpe

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus de Sinop, Guilherme Luz Emerick e Fábio José Lourenço, denunciaram uma tentativa de golpe que visava a contratação de coordenadores e auxiliares para prestação de serviços temporários em Processos Seletivos.

Um e-mail, supostamente encaminhado por uma professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirma que os professores de Sinop indicaram vários profissionais do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), e também do Hospital Veterinário (Hovet). “Solicito a gentileza de verificar com urgência a disponibilidade de poder participar e indicar alguns estudantes desse Departamento para integrar o quadro funcional das vagas disponíveis”, diz trecho.

Ainda conforme o e-mail, a professora alega que o dirigente de uma comissão em coordenação de vestibulares e concursos de algumas universidades particulares, estaduais e federais no Brasil, que seria amigo dela, solicitou alguns profissionais que tivessem condições de exercer as funções informadas.

Contudo, os interessados deveriam encaminhar os dados pessoais para um outro e-mail determinado, além de pagar uma taxa de R$150,00. “Não é seleção, as pessoas indicadas serão contratadas imediatamente”, complementa o texto do e-mail.

Ao todo seriam 48 vagas para as funções de: Coordenador, Vice-Coordenador, Supervisores de Departamento, Auxiliares de Coordenação, Auxiliares de Aplicação e Auxiliares de Corredor, sendo 8 vagas para cada. Os serviços seriam prestados nos meses de março, abril, maio e junho em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT).

Guilherme, que é diretor do ICS e Fábio José, diretor do Hovet, registraram o Boletim de Ocorrência (BO), na Polícia Civil e também na Polícia Federal, denunciando o uso indevido de seus respectivos endereços eletrônicos.

O que dizem as universidades
A instituição de ensino em Mato Grosso informou que todos os processos seletivos para preenchimento de vagas disponíveis nas unidades acadêmicas da instituição federal de ensino superior são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e na página eletrônica da UFMT, por meio de editais, conforme prevê a legislação. “O ICS e o Hovet não fazem nenhuma indicação de estudantes desse Instituto para integrar o quadro funcional das vagas disponíveis para coordenadores e auxiliares para prestação de serviços temporários em Processos Seletivos”.

Já a UFPR encaminhou uma nota para a Rádio 93 FM e relata que a professora, que está com o nome vinculado no e-mail, já é aposentada. “A ação dos golpistas induz os cidadãos a se registrarem em um banco de cadastro que cobra pelo serviço e tem sido disseminada por e-mail e redes sociais”.

Ainda na nota, a UFPR assesgura que não realiza nenhum tipo de processo seletivo nos moldes que o e-mail encaminhado solicita e muito menos mantém qualquer tipo de banco de dados. “A instituição esclarece ainda que todos os processos seletivos ocorrem por meio de edital público divulgado nos canais oficiais da universidade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies