Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

9 de Junho – Dia do Tenista

0 132

No dia 9 de Junho é comemorado o dia do tenista. Há registros que o tênis nasceu no Egito Antigo no século V, quando ainda se jogava com as palmas das mãos. No século XII surgiu um estilo mais moderno para se jogar, isso na Itália e na França. Mesmo que ainda não se usasse raquete. Porém, até chegar ao que é hoje o esporte passou muitas mudanças. O esporte ganhou popularidade com a nobreza Francesa e Inglesa.
O tênis se tornou um esporte olímpico nos jogos de Atenas (1896) e foi dominado por franceses, britânicos e norte-americanos até 1924.  Porém, o esporte ficou fora do quadro de esportes olímpicos entre 1928-1988, retornando nos jogos de Seul.
O tênis que chegou ao Brasil através de ingleses. Conta-se que os ingleses desembarcaram no Rio de Janeiro e São Paulo com pequenas bolinhas e raquetes. E em 1897 surgiram as primeiras quadras de tênis no Rio de Janeiro, no Clube Brasileiro de Cricket. Até a década de 30 o tênis foi considerado um esporte de elite, onde apenas ingleses e seus descendentes jogavam.
De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, há cerca de 2 milhões de tenistas, cerca de 370 torneios por ano e 33.675 jogadores registrados. Movimentando cerca de R$ 1,8 bilhões no Brasil, considerando os gastos com a prática do tênis.
O astro brasileiro Gustavo Kuerten que é o maior tenista brasileiro de todos os tempos. Nasceu em Florianópolis em 10 de setembro de 1976. Aos seis anos começou a treinar tênis e aos dez anos já participava de competições. Em 2000 ele ficou no topo mundial durante vinte semanas. Levou 3 títulos de Roland Garros e também campeão Master Cup de Lisboa. Liderando o tênis mundial.
A Federação Mato-Grossense de Tênis é a instituição por administrar o esporte no estado. Ela organiza o Circuito Estadual de Tênis, que no ano 2017 tem doze etapas. Os tenistas que tem chamado a atenção são Richard Gama, de 14 anos, de Cuiabá e Marvin Bernardo, de 18 anos, de Sinop. O Richard Gama, um atleta patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que começou no Circuito Estadual, atualmente compete em nível nacional e sul-americano. E encontra-se no 6º lugar do ranking brasileiro de tênis da CBT. Já Márvin Spiering, que também começou nas disputas estaduais, hoje compete em torneios profissionais internacionais da categoria Futures, que valem pontos para o ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies