Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

2020 pode superar 2019 em aberturas de empresas em Sinop

Em contrapartida a outras regiões do país, Sinop tem se destacado na quantidade de empresas abertas em 2020.

A quantidade de empresas abertas em 2020, na cidade de Sinop, pode superar o ano de 2019, mesmo com a pandemia. Para isso acontecer, seguindo os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sinop deve receber pelo menos 513 novas empresas até dezembro.

No ano passado, foram instaladas em Sinop 2.222 empresas, durante todo o ano, entre microempresas, empresas de pequeno porte, grandes empresas e, em uma boa parte, prestadoras de serviços.

De janeiro a setembro de 2020, Sinop teve abertura de 2.005 empresas. No mesmo período de 2019, o município registrou um número inferior, sendo abertas 1.710 novas empresas.

2020 pode superar 2019 em abertura de empresas em Sinop
2020 pode superar 2019 em abertura de empresas em Sinop. (Foto: Marcelo Jhonnes / 93 FM)

Em contato com a equipe de jornalismo da 93 FM, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalves, disse acreditar na potencialidade da cidade e que com o comércio forte, é possível enfrentar as dificuldades econômicas.

“Por incrível que pareça, Sinop mais uma vez vai se destacar. Nós vamos abrir mais empresas no ano de 2020 com a pandemia do que o ano de 2019 inteiro, que já tinha sido um ano de destaque. Em 2018, nós tínhamos abertas no total, 1.210 empresas em Sinop, dobramos em 2019 e 2020 nós vamos manter esse número e podemos ainda ultrapassar”, pontuou Klayton.

2020 pode superar 2019 em abertura de empresas em Sinop
Klayton Gonçalves, presidente da ACES Sinop, fala sobre 2020 e o comércio. (Foto: Marcelo Jhonnes / 93 FM)

O que pode ter contribuído com o desenvolvimento econômico da cidade são as ligações empresariais e geração de emprego que registrou recorde por três meses consecutivos. A presença de várias instituições de ensino superior também foi citada pelo presidente Klayton.

“Sinop é uma cidade polo, então a grande maioria das pessoas quando pensam em abrir uma empresa e desenvolver para atender o Norte do Estado, buscam Sinop. Também todas essas formações acadêmicas que a nossa região têm, todo esse cenário colabora”, finalizou o presidente.

A atualização da secretaria apontou números de janeiro a setembro de 2020 e a expectativa é para que o município siga ou supere a mesma quantidade de empresas abertas do ano passado. Em outubro de 2019, foram abertas 83 empresas, em novembro 49 e dezembro 100.

 

Como foi Sinop em 2020?

O município de Sinop se comportou, em 2020, como um grande polo de geração de emprego e renda, além da prestação de serviços. Nas rodas de conversas da cidade, muito se ouve a respeito da grande circulação de pessoas que, em busca de novas oportunidades, vêm até Sinop para conhecer e acabam ficando.

Sinop também vivenciou suas dificuldades em 2020, mas o que superou as expectativas foram as ações promovidas pelas entidades, em busca de fomentar o comércio local e também prevenir a população, dos riscos causados pelo novo coronavírus.

Diversas instituições da sociedade civil organizada contribuíram com a segurança sanitária da cidade, através de ações solidárias e sociais.

 

Economia

As ações voltadas ao fomento da economia local, geraram bastante engajamento entre os consumidores e empresários. Recentemente, a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) havia lançado a campanha Deu a Louca no Comércio, onde os consumidores tiveram até 70% de desconto ao comprar nas lojas participantes.

Buscando valorizar o comércio local, a campanha faz com que a economia do município possa continuar reagindo diante da pandemia do novo coronavírus. Os consumidores poderão concorrer a um caminhão de prêmios ao final da campanha, através do preenchimento de cupons de participação.

Também contribuiu com o aquecimento da economia local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL), com várias ações durante o ano de 2020. A campanha de Dia dos Pais é um exemplo, realizada entre os dias 21 de julho a 21 de agosto.

Nessa iniciativa, foram distribuídos vários cupons promocionais para os clientes de empresas participantes. Durante o sorteio, os clientes concorreram a uma moto, um televisor e três vales-compras de R$1.000,00. Além do cliente, o vendedor e uma entidade escolhida pelo ganhador, também foram beneficiados com prêmio em dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies