Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

10 Fatos Sobre a História de Sinop

Veja Alguns dos Fatos Mais Marcantes da História de Sinop no Nosso Especial Memórias de Sinop

Fundada em 14 de setembro de 1974, Sinop completa este ano 46 anos, regado de muita história, inovação e tradição.

Em homenagem ao aniversário de nossa cidade, a Rádio 93 Fm preparou um especial exclusivo sobre os fatos e histórias importantes de Sinop, que marcaram seu surgimento e evolução, no Memórias de Sinop.

Sendo uma das maiores representantes do agronegócio no estado do Mato Grosso, Sinop é nacionalmente conhecida como a Capital do Nortão, devido a sua forte influência financeira na região.

O fato é que Sinop nasceu para revolucionar a história da região norte do Mato Grosso, trazendo inovação, desenvolvimento e melhorias para a história mato-grossense.

Sendo uma das maiores potências do estado, Sinop está entre as cidades que mais cresce no país.

Relembrar a história da cidade é reviver nossa essência, nos lembrando de nossas origens e dos passos que precisamos dar para tornar esta uma das cidades de maior destaque nacional.

E para marcar os 46 anos da Capital do Nortão, reunimos em um post especial 10 fatos sobre a história de Sinop para que você possa conhecer um pouco mais dessa célebre cidade brasileira.

Confira!

10 fatos sobre a história de Sinop

1.      Origem histórica

Sinop

Originalmente, as terras do território sinopense pertencia ao Núcleo de Colonização Celeste, mas especificamente de Jorge Martins Phillip, cujo a área inicial era de 198 mil hectares.

No ano de 1971, Ênio Pipino, representante da Sociedade Imobiliária Noroste do Paraná, comprou as terras de Jorge Martins Phillip.

Ênio Pipino tinha vasta experiência na formação de municípios, sendo o responsável pela criação de 18 cidades no Paraná.

O futuro das terras era promissor, e inicialmente sua estrutura era formada por atividades do setor agropecuário e indústria.

Porém, a cidade foi oficialmente criada no ano de 1974, mais especificamente no dia 14 de setembro, com a chegada de quatrocentos homens, comandados por Benedito Spadoni e Ulrich Grabert.

O nome dado a cidade veio da Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.

2.      Os passos de Ênio Pipino

Sinop

Com o município oficialmente inaugurado, Ênio Pipino decidiu investir na produção de álcool, utilizando a mandioca como matéria prima.

A técnica utilizada por Ênio Pipino havia sido importada da Universidade da Suécia, trazendo grande inovação para a América Latina.

Todavia, o investimento não gerou o retorno esperado, por conta da elevada quantidade de água presente no solo arenoso da região.

Assim, a usina de álcool de Ênio Pipino não conseguiu se desenvolver e se consolidar no mercado.

3.      Referência feminina

Sinop

As colônias de Ênio Pipino no estado do Mato Grosso, eram todas batizadas com nomes femininos, sendo Sinop a única exceção.

Mas se o nome da cidade não carregava referências femininas, Ênio Pipino decidiu homenagear as mulheres através dos bairros da cidade, nomeados como Angélica, Eunice, Mônica e Lídia.

4.      Influência sulista na região

Sinop

As primeiras famílias a habitar a cidade vieram da região sul do país, mais especificamente do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dentre as famílias pioneiras da cidade estão:

  • Família Olímpio João Pissinati Guerra;
  • Família Braz Claro dos Anjos;
  • Família Mauri Weirich;
  • Família Osvaldo Paula;
  • Família Plínio Calegaro;
  • Família Dirceu de Césaro;
  • Família Stanislau Belgrovicz;
  • Família Antônio Sechi;
  • Família Osmar Jordan;
  • Família Aleixo Schenatto;
  • Família Lindolfo Trierweiler;
  • Família Alcides Shimidel;
  • Família Arlindo Joanucci;
  • Família Adelço José dos Santos;
  • Família David de Marchi.

5.      Desenvolvimento

Sinop

Devido a sua estrutura e organização, Sinop teve um desenvolvimento acelerado e surpreendente em poucos anos.

Cinco anos após a sua fundação, em 14 de setembro de 1974, a cidade já conquistou sua autonomia política, através da Lei 4.156, assinada em 17 de dezembro de 1979.

Hoje a cidade é referência em saúde, cultura, desenvolvimento e poder socioeconômico.

6.      Primeiro prefeito

Sinop

Nomeado pelo então governador do estado do Mato Grosso, Osvaldo Paula foi o pioneiro na administração da cidade, até que fosse realizada a primeira eleição oficial para a escolha de seu primeiro prefeito, prevista para o ano de 1982.

Assim, Geraldino Dal Maso foi eleito o primeiro prefeito de Sinop, elegido nas eleições de 1982.

Geraldino Dal Maso foi o prefeito da cidade entre os anos de 1983 até 1988.

7.      Culinária que atrai

Sinop

Além de seu notável desenvolvimento social, econômico e político, a gastronomia de Sinop é outro ponto que atrai a atenção para a cidade.

Com referências típicas da culinária amazônica e pantaneira, a culinária da cidade encanta por seus aromas e sabores incomparáveis.

Um dos pratos típicas da região e que atrai turistas do país todo, é a tradicional matrinxã assada.

Preparada com temperos típicos da região, a matrinxã assada já se tornou parte do patrimônio cultural da cidade, encantando os mais exigentes paladares.

8.      Madeireiras

Sinop

Apesar de sua pouca idade, Sinop é uma cidade que surpreende por sua capacidade de inovação.

Como no caso das madeireiras, que com a crise que se instalou em nosso país, apostaram na inovação e mudaram a base econômica do setor madeireiro para o comércio e prestação de serviço.

O setor viu a oportunidade de superar os desafios impostos pela crise apostando em um novo segmento de mercado.

Demonstrando toda a capacidade de desenvolvimento e inovação das empresas de Sinop.

9.      Brasão de Sinop

Sinop

O brasão do município carrega toda a essência da cidade, sendo fundamentalmente constituído de um escudo flamengo-ibérico, na cor verde.

Ainda em seu brasão, há um ribeiro nas cores prata e azul, onde na parte superior há uma estrela de ouro, e na parte de baixo uma roda dentada.

A estrela de ouro representa a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, colonizadora da cidade.

Já a cor verde do brasão foi escolhida por representar civilidade, fartura e esperança.

10.  Hino de Sinop foi plagiado

Sinop

Composto por Ary Lima, o hino de Sinop retrata a sua história, características e cultura através de seus versos.

Mas no ano de 2010 uma notícia tomou conta das manchetes brasileiras, sendo inclusive relatada na Folha de São Paulo: O hino de Sinop havia sido plagiado.

Cerca de 95% do hino composto por Ary Lima havia sido copiado como hino do município de Antonio João, localizado no Mato Grosso do Sul.

Praticamente as poucas alterações que foram feitas, trocavam o nome do município de Sinop pelo de Antonio João, e alguns versos foram alterados devido as características geográficas de cada cidade.

Memórias de Sinop: Uma produção histórica

O Memórias de Sinop é um pioneiro projeto de transmídia na região Norte do estado do Mato Grosso, produzido com exclusividade pela Rádio 93 Fm.

Através do nosso especial, você poderá conhecer toda a história e fatos marcantes de Sinop, que ao longo de seus 46 anos, se tornou uma das cidades de maior desenvolvimento do país.

Artigos especiais

Na primeira parte do nosso especial, produzido especialmente pelo repórter Rômalo Bessa, você poderá conhecer os 10 Fatos Mais Marcantes e Curiosos da História de Sinop.

Clique aqui para conferir os 10 Fatos Mais Marcantes e Curiosos da História de Sinop.

Podcast Memórias de Sinop

Com produção de André Paschoal e Aline Garcez, o podcast “Memórias de Sinop” reúne algumas das principais histórias dos moradores de nossa cidade, apresentado por Micail Diesel.

Se inscreva no nosso canal do Spotify para você conferir o podcast “Memórias de Sinop“.

Clique aqui para se inscrever.

Vídeo exclusivo

No dia 14 de setembro, você confere um vídeo exclusivo especialmente produzido pelo diretor de jornalismo Anderson Hentges e pelo produtor de vídeos Marcelo Johnnes, mostrando o desenvolvimento de Sinop ao longo de seus 46 anos.

Você pode conferir o vídeo do nosso especial na página oficial da 93 Fm no Facebook.

Clique aqui para acessar.

Créditos finais

Para a produção do especial “Memórias de Sinop“, a equipe da 93 Fm contou com a consultoria de moradores da cidade, que compartilharam conosco suas histórias.

Também foram utilizadas referências da internet, como o site oficial da Prefeitura de Sinop, o Museu Histórico de Sinop e Wikipédia.

Este é um projeto idealizado pela 93 Fm, por meio do diretor geral Gelson Pandolfo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies