Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Vereador cria PL para tornar obrigatório o socorro ao animal atropelado

O vereador Célio Garcia, por meio de um Projeto de Lei, pretende tornar obrigatório o socorro a qualquer animal atropelado, em Sinop. Além de aplicação de multa para quem ignorar a prestação de socorro.

Um projeto de lei que tramita nas comissões competentes da Câmara de vereadores de Sinop pretende tornar obrigatório o socorro a qualquer animal atropelado no município. De autoria do vereador Célio Garcia (DEM), a matéria prevê ainda a aplicação de uma multa aos condutores que ferirem um animal e não prestarem socorro.

De acordo com a redação do projeto de lei 037/2021, a obrigação se aplica a motoristas, motociclistas e ciclistas. O texto estabelece que “qualquer animal” atropelado deve receber socorro. O projeto não faz distinção.

A redação estabelece que o atendimento de emergência deve ser prestado por um médico veterinário.

Quando o autor do atropelamento não for identificado, o projeto de lei estabelece que o socorro deve ser prestado pela prefeitura de Sinop. A sugestão do vereador é que este atendimento seja promovido através de convênios com clínicas veterinárias.

Em sua propositura, Célio também pede o aparelhamento do executivo municipal para identificar infratores dessa lei. O projeto pede que a prefeitura crie meios para que a população possa denunciar motoristas que negaram atendimento ao atropelar um animal. O texto também acrescenta que as denúncias podem ser feitas por testemunhas, via boletim de ocorrência, na delegacia de polícia.

Para garantir o seu cumprimento, o projeto de lei exige ainda que o executivo municipal aplique multa ao cidadão flagrado ou denunciado por atropelar um animal e não prestar socorro. Como referência, o vereador cita o artigo 32 da lei 9.605/98 – que aplica multa e prisão de 3 meses a um ano, aumentando para 2 a 5 anos em caso de gatos e cachorros.

Na mensagem em defesa ao projeto, Célio diz que a intenção é tornar comum a prática de denunciar maus-tratos contra os animais, punindo o atropelador.

O projeto de lei foi encaminhado para as comissões competentes no dia 7 de junho e deve ser apreciado nas próximas sessões.

Vereador cria PL para tornar obrigatório o socorro ao animal atropelado
(FOTO: Jaime Júnior/C.M.S)

(Com GC Notícias)

Leia também-

Acompanhe essa e outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat