Venda Mais Agora – 4 ps do Planejamento – O Produto
A escolha certa do produto a ser comercializado é fundamental para o sucesso do seu negócio, e requer uma atenção especial.
Pode ser tanto um produto propriamente dito como um serviço; ou seja, algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade dos consumidores.
O Produto
Três aspectos definem as diferenças nos produtos ou serviços, sendo eles:
- Durabilidade
- Tangibilidade
- Uso
A distinção entre esses três fatores define qual a melhor estratégia de marketing a ser utilizada.
Tangibilidade pode ser definida como sendo aquilo que pode ser tocado ou encostado.
Tradicionalmente existe a definição de que produto é um bem tangível enquanto serviço é um bem intangível.
Em alguns casos isolados, as duas situações citadas anteriormente estão presentes no mesmo produto.
De acordo com o programa 4 Os, um serviço também é um produto.
Você já ouviu falar de produtos de consumo e produtos industriais?
Veja abaixo a definição de ambos:
Produtos de consumo: Com foco no consumidor final.
Produto industrial: Usados durante o processo de fabricação de outros produtos.
A Escolha do Produto
Para determinar qual é a melhor estratégia de marketing para a venda do seu produto, analise as seguintes questões:
- O produto que vou colocar em promoção é desejado pelo seu potencial cliente?
Este é um ponto crucial no momento de comercializar o seu produto, você deve estar atento se o seu produto supre as necessidades do seu cliente.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso seu produto deve ser exatamente aquilo que o seu cliente procura.
O produto certo vendido para o público errado, pode levar a empresa ao declínio.
Por isso esteja sempre atento as necessidades e desejo dos seus clientes.
Nós iremos abordar a segmentação de clientes mais afundo nos próximos artigos.
- Qual o diferencial que vou ter do meu concorrente?
Conseguir se sobressair entre os seus clientes é indispensável para o sucesso das vendas.
Tenha em mente que o seu produto deve possuir diferenciais que atraiam a atenção do seu cliente.
Seja através de um atendimento personalizado ou em uma garantia estendida, o ideal é que seu cliente note que sua empresa é a melhor do ramo.
Seu consumidor final deve notar que ele está fazendo a melhor compra ao adquirir seu produto.
Por isso invista na qualidade e transparência na comercialização do seu produto.
- Tenho margem de lucro suficiente para não ter prejuízo nessa campanha?
Esta é outra questão importante e corriqueiramente afeta o financeiro de diversas empresas.
Muitas vezes, seguindo a ideia de se destacar entre os concorrentes, os gestores criam campanhas promocionais que no final das contas não trará lucro a empresa.
É importante que você note que uma promoção não é somente uma redução de preço.
Uma promoção ideal traz benefícios ao cliente e também para a empresa.
Falaremos mais profundamente sobre o preço ideal de vendas visando o lucro da empresa nos próximos artigos.
- Tenho produtos em estoque suficiente se tiver uma alta procura?
A gestão de estoque é outro ponto crucial para o sucesso de uma promoção.
Ao escolher a estratégia de marketing correta para o seu produto e direcionar sua campanha ao público correto.
A tendência é que sua empresa tenha um aumento significativo nas vendas, e você deve estar preparado para atender a alta procura do consumidor.
Planeje sua campanha de marketing em cima do seu estoque, pois ambos devem andar lado a lado.
Você precisa realizar um rigoroso controle de estoque e estar atento a reposição do mesmo, conforme a procura do cliente.