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Veja orientações para não cair em golpes no cadastro do Auxílio Emergencial

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon Sinop) alerta os trabalhadores informais que precisam fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600 que será fornecido pelo Governo Federal, em virtude do período de quarentena em decorrência do novo Coronavírus, para que fiquem atentos às falsas oportunidades e as armadilhas que podem surgir.

A diretora do Órgão, Juliana Torres Baptista, explica que a operação é uma gestão de entes federativos (União, Município e CEF), que não há necessidade de procurar terceiros ou empresas particulares para pedir auxílio. “Tanto Prefeitura, quanto Governo Federal, quanto o banco estão, aqui, para auxiliar no que for preciso”, dispara ao reforçar que existem canais oficiais para isso.

Leia também: Prefeitura disponibiliza telefones para tirar dúvidas sobre auxílio emergencial

O alerta da diretora se refere aos cuidados em não passar os dados cadastrais para qualquer pessoa. “O mundo está cheio de más intenções e oportunistas. Existem muitos casos de pessoas que se oferecem para ajudar os idosos, por exemplo, e, de posse de seus dados, fazem empréstimos consignados e outras operações financeiras sem que ele [idoso] saiba ou autorize”.

Para evitar esses oportunistas, o Procon disponibilizou o telefone 3531-1512, que pode ser acionado durante o seu horário de funcionamento (das 7h as 13h) ou, ainda, 9999-8585, que estará disponível até as 19h.

A Secretaria de Assistência Social também é parceira do Governo, haja vista que é a grande responsável pelo cadastramento do Bolsa Família e vários outros programas sociais. Para auxiliar, colocou à disposição do cidadão a estrutura de vários Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As dúvidas podem ser sanadas através dos seguintes telefones:

CRAS Palmeiras: (66)3531-3197, (66)99219-5998, (66)99998-8760, CRAS Paulista (66)99908-5906, (66)99648-3440, (66)99988-3792, CRAS Menino Jesus: (66)99658-1541, (66)99225-7215, (66)3511-1991, CRAS Boa Esperança : (66)99998-6081, (66)99656-1088, (66)3531-238. O atendimento h às vai das às 17h.

A secretária de Assistência Social, Josi Palmasola, adianta que as dúvidas mais recorrentes são se o cadastro está em dia, se há necessidade de atualizar e se é necessário baixar e instalar o aplicativo no smartphone, por exemplo.

“Para se ter uma ideia, nós estamos ajudando, também, as pessoas que são MEI [Micro Empresa Individual] e, quem já recebe o bolsa família e está com o cadastro em dia vai receber automaticamente. São informações que podem encurtar o caminho ou evitar aglomerações em filas, além, é claro, prevenir oportunistas que podem guardar as informações do cidadão para fins ilegais. Procon, CRAS e Secretaria de Assistência Social são tidos como canais oficiais”.

O cadastro deve ser feito através do endereço eletrônico www.auxilio.caixa.gov.br, que é o canal oficial oferecido pelo Governo Federal. (Da assessoria)

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