Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Missas presenciais retornam nesse fim de semana; saiba como serão em toda a região norte

Veja a programação de missas após a liberação do Bispo e permissão dos decretos.

0 53

Após a liberação do Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus, as paróquias e comunidades da Igreja Católica de Sinop e região, estão idealizando métodos diferentes para que as celebrações de missas e cultos possam ocorrer de uma forma segura. Apesar da liberação, as recomendações são de que as celebrações ocorram com uma limitação de público.

Os últimos decretos estaduais e municipais, com a autorização do Bispo, permitiram que as igrejas Católica e Evangélicas pudessem realizar suas atividades com a presença do público, desde que cumpram com algumas exigências. Em Sinop, por exemplo, são permitidas as celebrações com duração máxima de uma hora, e apenas 50% da capacidade de público presente no ambiente.

Para disponibilizar aos ouvintes da Rádio 93 FM e também aos internautas do Site Oficial da emissora, a equipe de Jornalismo buscou informações com os padres de Sinop e região, sobre o retorno das missas. É possível acompanhar logo abaixo.

Sinop

Veja como deve ser o retorno das celebrações de missas em paróquias da região
Catedral da Diocese Sagrado Coração de Jesus, em Sinop. (Foto: Reprodução)

As paróquias em Sinop também terão a autorização para realizarem missas, seguindo as recomendações e exigências necessárias. No próximo fim de semana (02 e 03 de maio), com exceção da Paróquia Santo Antônio, todas as outras igrejas terão celebrações.

De acordo com o Padre Davi Duarte, coordenador diocesano de Pastorais, a Igreja sempre preza pela vida e, por este fato, deve seguir as orientações das Instituições Superiores.

“A nossa grande responsabilidade é no cuidado com a vida. A Igreja preza fundamentalmente pela vida do ser humano. No entanto, diante dessa nossa paralisação, por mais de um mês sem as celebrações, sem aglomeração, ponderamos e achamos por bem voltar com a celebração da eucaristia. Porém, com todas as normas e cuidados possíveis. Então tudo aquilo que o Estado, as organizações de saúde estão orientando, nós vamos seguir”, disse o coordenador.

O Padre disse ainda, que diante da pandemia de Covid-19, é possível retirar todo o aspecto que fala sobre as contaminações, inclusive das mortes, é possível encontrar algo positivo no isolamento social.

“Como família, nós nos reunimos mais, conseguimos rezar mais, nos aproximar, e as vezes até nos conhecermos um pouco mais. Diante de tantas coisas do trabalho, tantas atividades que nós tamos, não tivemos oportunidade de conversar um pouco mais, de rezar juntos, de nos aproximar. Então acredito que o grande lado positivo desse isolamento, seria a capacidade de aprendermos a conviver mais nas nossas famílias”, relatou o Padre Davi.

Sorriso

Veja como deve ser o retorno das celebrações de missas em paróquias da região
Paróquia São Pedro Apóstolo, em Sorriso. (Foto: Reprodução)

Em Sorriso, a Paróquia São Pedro Apóstolo trouxe uma inovação para que os fiéis possam participar das celebrações, sem que haja alguma confusão de entrada. Na secretaria da Paróquia, estão sendo distribuídas fichas de participação, onde cada pessoa pode garantir a sua permanência no ambiente interno da Igreja.

A medida foi tomada devido à grande quantidade de pessoas que frequentam as missas e também ao número de habitantes na cidade. A recomendação é que as crianças que tenham uma idade abaixo dos 12 anos, idosos e pessoas que possuam doenças crônicas, continuem acompanhando as transmissões via internet e Rádio.

O objetivo, segundo o Pároco, Pe. Valdir Koch, é de que essas pessoas não apresentem complicações em sua saúde. Além dos cuidados físicos, o Padre lembrou sobre a leveza da alma, para que as pessoas possam receber a eucaristia sem pecado grave na alma.

“Lembramos que o pecado é a doença da alma. Por isso, além dos cuidados e a preocupação com a higiene pessoal física, também procuremos estar em estado de graça, ou seja, sem pecado grave na alma, para recebermos com dignidade a hóstia consagrada, o nosso Senhor”, lembrou o Pároco.

Sorriso deve retornar com as missas, já a partir do próximo fim de semana (02 de maio). As informações e dúvidas, podem ser tiradas através do telefone da secretaria da Paróquia, onde também podem ser garantidas as fichas. Contato – (66) 3544-1355

As missas, em Sorriso, deverão acontecer de terça-feira a sábado, com horário previso para às 19h00. Já no domingo, às 08h00, às 18h00 e às 19h30 na Igreja Matriz. O limite para cada celebração, durante este período temporário, é de 200 pessoas.

Santa Carmem

Veja como deve ser o retorno das celebrações de missas em paróquias da região
Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Santa Carmem. (Foto: Reprodução)

Foi entrado em contato com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no município de Santa Carmem e, por telefone, a 93 FM foi informada de que ainda não há uma previsão para o retorno das celebrações. O fato é que o município ainda não liberou a reabertura das atividades com aglomeração.

Por parte da Prefeitura de Santa Carmem, já existe uma liberação, para que haja o retorno das missas e cultos na cidade.

Nova Guarita

Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Santa Carmem
Paróquia Santo Antônio, em Nova Guarita. (Foto: NG Notícias)

No município de Nova Guarita, as missas devem retornar no próximo dia 02 de maio, de acordo com informações da secretaria paroquial, da Paróquia Santo Antônio. As celebrações continuarão sendo transmitidas pelo Facebook – Paróquia Santo Antônio Catequese – e também pela rádio comunitária local.

Já nas capelas, localizadas em comunidades rurais, os cultos ainda estão suspensos, mas no decorrer da pandemia, deve acontecer uma missa por mês. Para as aulas da catequese, ainda não há uma previsão de retorno.

Também haverá uma distribuição de máscaras de proteção individual, na porta da Igreja, para as pessoas que ainda não possuírem. Será disponibilizado ainda, álcool em gel – fator 70% – para as pessoas desinfectarem suas mãos.

Cláudia

Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Santa Carmem
Imagem ilustrativa de Nossa Senhora da Glória. (Foto: Reprodução)

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, no município de Cláudia, deve retornar com as celebrações de missas no dia 09 de maio. Por telefone, o Padre Elói Lourenço – que é pároco da paróquia – disse à 93 FM que apenas a matriz terá o retorno das missas, por enquanto.

De acordo com o Pároco, as missas continuarão sendo transmitidas via Facebook e YouTube para que todas as pessoas possam acompanhar em suas casas, principalmente as que pertencem ao grupo de risco. As missas devem acontecer a partir do dia 9 de maio, às 19h30, na matriz.

Em Cláudia, o trabalho de retorno às atividades religiosas será feito gradativamente e também será dividido entre as pastorais. Uma pastoral, a da juventude, será responsável por distribuir máscaras para os fiéis que estiverem sem máscara, na entrada da Igreja.

Na entrada, também será disponibilizado pela Paróquia, álcool em gel – fator 70% – para que as pessoas possam desinfectar suas mãos. O acesso ao interior da Igreja será restrito à uma quantidade limitada de pessoas, que será controlada no dia da celebração.

Os bancos também serão reposicionados, para que as recomendações de distanciamento sejam respeitadas, evitando assim, o contato pessoal. Todas as medidas adotadas são devido à disseminação do novo coronavírus.

A medida de que o cenário nacional, estadual e regional vai se desenrolando, a Paróquia poderá adotar outras medidas, liberar missas em comunidades ou, em caso de necessidade, voltar a suspender as celebrações com a presença do público.

Feliz Natal

Veja como deve ser o retorno das celebrações de missas em paróquias da região
Imagem ilustrativa de São Pedro Apóstolo. (Foto: Reprodução)

Na cidade de Feliz Natal, a secretaria paroquial informou que ainda não há uma previsão de celebração com a presença de grande quantidade de público, mas que no próximo fim de semana já deve acontecer uma missa com os ministros e também com os voluntários da catequese.

A informação repassada ao jornalismo da 93 FM, é de que, após uma análise do cenário pandêmico, pode ser que haja uma missa aberta para os fiéis em um horário a ser divulgado pela Paróquia São Pedro Apóstolo.

Restrições

Durante a pandemia de covid-19, foram suspensas as principais atividades religiosas, deixando as comunidades impossibilitadas de realizarem suas celebrações. Com a liberação, estão proibidas de participar, as crianças com 12 anos incompletos e também idosos, ou pessoas que pertencem ao grupo de risco (com alguma enfermidade).

No total, foram quase 40 dias de atividades suspensas, devido ao novo coronavírus. Os decretos de suspensão, foram emitidos como medidas de prevenção à contaminação da doença, por se tratar de um vírus que pode ser transmitido entre as pessoas pelo contato pessoal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies