Entenda o Que é o Turismo Religioso
Tradição e Fé Simbolizam o Turismo Religioso
Durante a quaresma temos a oportunidade de elevarmos nosso espírito e nos aproximarmos dos caminhos de Deus. Assim, o Viajoou de hoje traz para você o que é o turismo religioso.
Atualmente, com a nossa rotina voltando ao normal após grandes mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm voltado a viajar e planejar roteiros de viagem ao lado da família.
Assim, para aqueles que desejam desfrutar do período de espiritualidade e reflexão proporcionado pela quaresma, o turismo religioso é uma excelente forma de conhecer novos destinos e ainda aproximar-se do amor de Deus.
A fé é a principal motivação do turismo religioso, levando fiéis de todo país a destinos que carregam em si toda a essência da fé cristã.
Algumas das principais ações que abrangem o turismo religioso são:
- Romarias;
- Peregrinação
- Visitações em locais religiosos
- Comemorações
- Ações religiosas
Mobilizando milhares de turistas anualmente, o turismo religioso é uma das modalidades mais tradicionais de turismo, refletindo, em muito, nossa essencial cultural e histórica.
A tradicionalidade do turismo religioso
Em uma viagem religiosa os fiéis desejam evidenciar sua fé visitando destinos que carregam em si a essência cristã. As comemorações e datas religiosas também costumam motivar milhares de fiéis a visitarem os destinos religiosos mais tradicionais do país, como o feriado de Páscoa, Corpus Cristi e o Dia de Nossa Senhora Aparecida.
A cidade de Aparecida, localizada no estado de São Paulo, é o mais tradicional destino religioso do país, atraindo anualmente milhares de turistas de todas as regiões brasileiras.
No entanto, além do município de Aparecida, outros destinos religiosos que atraem milhares de turistas anualmente são:
- Ouro Preto, localizado no estado de Minas Gerais;
- Nova Trento, localizada no estado de Santa Catarina;
- Salvador, localizada no estado de Bahia;
- Juazeiro do Norte, localizada no estado do Ceará.
O turismo religioso, que permite que conheçamos a cultura cristã, suas histórias e fundamentos, nos aproxima dos mandamentos de Cristo, possibilitando que nos aproximemos dos ensinamentos de Deus.
No turismo religioso, muitos fiéis realizam uma viagem de penitência buscando a redenção de seus pecados, praticando, ao longo do caminho, sacrifícios ao Senhor.
A romaria, por sua vez, compreende um tipo de peregrinação onde os fiéis caminham por longas distâncias até o destino onde alcançaram a Graça e favores divinos.
Na peregrinação, similar às romarias, os fiéis caminham por longas distâncias. No entanto, a peregrinação normalmente é praticada por aqueles que desejam pagar uma promessa.
Assim, além da penitência, romaria e peregrinação, muitos fiéis realizam o turismo religioso com o intuito de conhecer mais a história e a tradição da fé cristã. Dessa forma, o turismo religioso carrega em si muita beleza, pois reflete toda a fé do coração cristão.
Nos dias de hoje, cada vez mais as agências de turismo tem se preparado para atender a demanda de fiéis que buscam destinos religiosos para realizar a sua viagem, preparando condições especiais para aqueles que desejam conhecer os locais religiosos mais tradicionais do país.
Pois viajar é imensamente benéfico para a nossa saúde e bem-estar, e o turismo religioso, eleva também a nossa paz de espírito, nos colocando em contato com locais que transmitem toda a essência do amor de Deus, onde somos tocados através da fé.
Dessa forma, durante a quaresma o turismo religioso ganha ainda mais força por esta ser uma época de preparação para os fiéis antecedendo a Páscoa. A quaresma inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e é finalizada no Domingo de Ramos.
A época possui grande importância para os cristãos, sendo um período de reflexão interior, onde, através do turismo religioso, podemos nos aproximar ainda mais do caminho e mandamentos de Cristo.
Comentários estão fechados.