Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tudo sobre MARKETING: Conheça seus conceitos e definições

Atualmente, o Marketing movimenta o mercado brasileiro gerando mais negócios, empregos, e inovação. Acesse agora e saiba TUDO sobre Marketing!!!

No decorrer da minha faculdade de Administração com ênfase em Marketing, essa pergunta foi feita e refeita várias vezes e de várias formas.

Alguns colegas até hoje retomam esta pergunta, e vou lhe explicar o por quê

Primeiro, jogue fora o conceito de que Marketing é Propaganda ou Publicidade exclusivamente, repito, esqueça esse conceito de focar em um destes departamentos ou atividades.

 

Por que?

Bem, veja a definição de propaganda:

  1. Conjunto de atos que tem por fim propagar uma ideia, opinião ou doutrina.
  2. Associação que tem por fim a propagação de uma ideia ou doutrina.

Entendemos que propaganda é a difusão, divulgação ou propagação de uma ideia.

Agora vamos ver a definição de publicidade:

  1. Qualidade do que é público
  2. Vulgarização; divulgação
  3. Promoção de produto ou serviço através dos meios de comunicação.

E vemos que publicidade é a divulgação de um produto ou serviço.

Em ambas definições estamos no caminho de disseminar informação para o público, em um caminho de ideias, no outro de um produto ou serviço.

Mas como o objetivo é entender por que você deve esquecer que Marketing é focado nessas duas definições, saiba que se fossem estas duas definições, temos uma palavra mais lógica para resumir propaganda e publicidade, que é comunicação.

Muito bem, já disse bastante o que você deve esquecer, é hora de começar a entender o Marketing.

Vamos voltar um pouco no tempo, vendo o que Peter Drucker, o pai da Administração Moderna tem a dizer sobre o objetivo do Marketing:

 “O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, conhecendo e entendendo tão bem o consumidor que o produto se molde e se venda por si mesmo.”

Observe, e reflita, a definição do objetivo de Marketing veio da Administração, não da Comunicação.

Veja que o foco não é propaganda ou publicidade, o foco é resultado positivo, resumindo em uma palavra o foco é GANHO ou VITÓRIA, mas os desdobramentos não começam aqui.

Tanto no mundo empresarial ou no mundo eleitoral, que são o meu foco de trabalho, o Marketing não se desenvolve na comunicação, ele se desenvolve na angariação de dados, informações.

E não começo com informações dos concorrentes, do tamanho de mercado, dos preços praticados, não, a principal fonte de informações é o cliente ou o eleitor, é ele quem importa.

Nenhum profissional é capaz de gerar uma necessidade, esta é oriunda do cliente, do eleitor, ela é do ser, e só dele.

O que temos capacidade é de descobrir uma necessidade e estimular um desejo ai, com trabalho duro, atender as necessidades estão lá, na cabeça do público, nos anseios mais primitivos, esperando uma solução, e claro, o público vai escolher a que lhe seja mais conveniente em detrimento das outras.

Acabamos de ver um pouco o objetivo, agora vamos desenvolver um pouco o conceito de Marketing.

O que é Marketing?

Marketing é uma palavra originária do inglês market, e quer dizer mercado.

Então podemos com certeza afirmar que Marketing é um estudo do mercado, qualquer mercado em que você vai efetuar uma troca, seja para ser eleito um representante do povo, para prestar um serviço ou entregar um produto, estudamos esse universo com foco em quem vai lhe dar algo em troca do que você está oferecendo, e vamos aproveitar este estudo para maior assertividade nas estratégias.

Enfim, Marketing é a inteligência necessária para que seja definido quais produtos, serviços ou ideias podem cativar um público-alvo.

Uma expressão que é utilizada da forma mais errada possível é que quando se adquire algo, que não atende nossas necessidades e expectativas, se diz:

Tal produto, empresa, ideia ou serviço não funciona, é só Marketing.

Meu amigo, sinto lhe informar, mas se fosse só Marketing, você estaria satisfeito, o que você deveria dizer é que aquele produto é só mentiras, ou propaganda enganosa, mas nunca um Marketing feito corretamente vai lhe frustrar.

Vamos exemplificar, se eu faço um molho de tomate picante com pedaços de cebola, ele pode ser feito com os melhores ingredientes, pelo melhor chef, estar na melhor embalagem, com preço adequado, mas se no mundo as pessoas não gostam de cebola, esse molho de tomate não vende, e se fizer um comercial dizendo que ele é perfeito, quando você provar e achar a cebola, vai dizer que é uma mentira esse produto.

É aí que entra o Marketing, ele vai ouvir que o mundo não gosta de cebola e tirar a cebola do molho, em seguida alinhar a comunicação dizendo que é sem cebola, neste momento os esforços anteriores de qualidade vão ser percebidos pelo consumidor que vai concordar com a comunicação.

Enfim, Marketing é todo esforço em desenvolver algo que atenda plenamente o público.

O bom desenvolvimento dessa forma de administrar é facilitado pelo que Philip Kotler desenvolveu no Mix de Marketing, os 4P’s.

 

Para finalizar, além de saber o que é, vou deixar aqui as áreas, onde segundo Kotler, você vai encontrar o Marketing no seu negócio:

PRODUTO

PREÇO

PRAÇA

PROMOÇÃO

 

Ao olhar para os pontos de atuação, posso aqui pegar uma das respostas que ouvi durante toda a faculdade vinda de uma colega de classe, que Marketing é TUDO.

Sim, ele se envolve em tudo do seu negócio focado no GANHO e na VITÓRIA.

Os 4P’s a gente conversa outra hora sobre eles.

Forte abraço!

 

 

Autoria de Daniel Ludwig

 

Tudo sobre MARKETING: Conheça seus conceitos e definições 2

Daniel Ludwig é Consultor de Marketing, com foco nas áreas de política, eleitoral e gestão de marcas.

Formado em Administração, tendo atuado nas mais diversas áreas dentro de agência de publicidade, passando por direção de arte, redação, planejamento e atendimento, somado ao conhecimento de produções em vídeo, passando por produção, direção de arte, direção de fotografia além de montagem e também direção.

Atuando em campanhas políticas e atendendo a iniciativa privada desde 1996.

 

Leia Também – Venda Mais Agora: O Marketing No Mundo Pós-Pandemia

Acompanhe dicas essenciais para suas vendas no Canal da 93FM, no Programa Venda Mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies