Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

5 benefícios de ter um pet em casa

Você não precisa passar o dia a sonhar com gato, cachorro ou qualquer outro animalzinho de estimação que gostaria de ter no seu lar. Basta conhecer alguns dos principais benefícios de ter um pet em casa para convencer seja lá quem for e, finalmente, poder adotar um bichinho para o seu lar.

Afinal de contas, além de serem muito fofos e divertidos, os animais de estimação também trazem muitas vantagens para o dia a dia.

Se você não acredita, basta perguntar aos donos dos 139,3 milhões de animais de estimação contabilizados pelo IBGE no Brasil nos últimos anos. Isso significa que, em média, a cada 2 pessoas no Brasil, uma tem um pet para cuidar. Isso dá mais do que um animalzinho por família, se contabilizarmos uma família média de 4 pessoas. Desses animais, 54,2 milhões são cachorros, com quase 24 milhões de gatos e praticamente 40 milhões de aves de diversos tipos.

Por que ter um pet em casa

E aí, quer conhecer os principais benefícios de ter um pet em casa? Então siga a leitura do artigo abaixo para aprender!

5 benefícios de ter um pet em casa

1. Combatem depressão e outras doenças.

Estudos mostram que ter animais de estimação pode reduzir drasticamente problemas de saúde como ataque cardíaco, estresse e pressão alta.

Para pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, os pets atuam como suporte emocional e como cuidadores em momentos de crise.

Há, inclusive, treinamentos específicos para cães que servem como auxiliares de pessoas com crise de pânico, como entender os sintomas de uma crise que ainda está por vir, e buscar remédios quando seu dono está incapacitado.

2. Incentivam a prática de atividades físicas

Nem sempre é possível ter disposição para sair na rua ou caminhar no parque, por isso é legal ter um companheiro para incentivar uma vida mais saudável. Cães costumam ter bastante energia acumulada, e precisam sair todos os dias.  Se você gosta de uma rotina mais intensa, pode procurar por raças mais ativas, que exigem horas de atividades toda semana. 

E se você gosta mais de gatos, saiba que eles também gostam de passear com coleira. Basta um pouquinho de treino e logo se tornam apaixonados pela hora do passeio.

Mas não se esqueça de que ter um amigo pet em casa é um compromisso até para os dias em que a preguiça bate, então escolha um animalzinho que esteja de acordo com o seu ritmo de atividade.

3. Fazem companhia

Quem vive sozinho sabe como dói a solidão em alguns momentos. Isso é especialmente verdadeiro em casos de pessoas que já são adultas e já tiveram esposas/esposos ou até mesmo filhos, mas que hoje vivem sozinhos. Quem já teve a casa cheia, sabe como vê-la vazia é complicado.

Pet em casa

Nesse sentido, ter um pet em casa oferece uma importante companhia para as pessoas. Eles estão lá para colocar movimento e vida na casa. Os gatos, por exemplo, são excelentes companheiros para os dias mais frios (eles gostam de ficar encolhidinhos com a gente) e os cachorros são os mais barulhentos e agitados.

Com a presença de um pet em casa, fica muito mais difícil sentir a solidão do ambiente. Ainda bem, não é mesmo?

4. Mantém outros animais longe

Gatos são famosos por serem grandes caçadores. Ter um gato em casa significa ter menos baratas, lagartixas, moscas e até ratos. Eles não só matam suas presas, mas sua presença já inibe a aparição de outros bichinhos, que entendem que aquele local não é seguro para eles.

Por isso, gatos são uma ótima escolha para quem tem aflição de ver e matar insetos,  já que eles fazem este trabalho para você. 

5. Oferecem segurança

Se você mora sozinho, ou em um local isolado, sabe como a noite pode ser perigosa. Ter um pet em casa oferece conforto emocional para lidar com esses momentos de medo, e podem oferecer segurança contra malfeitores.

Cães são conhecidos por sua lealdade, e isso não é apenas um mito. Cachorros estão prontos para defender seus donos e seu território a qualquer momento, afugentando ladrões ou pessoas suspeitas que estiverem oferecendo alguma ameaça.

Além de proteger a casa, seu cão pode cumprir papel de segurança também quando precisar andar na rua à noite ou em algum local perigoso.

Agora que você já viu os benefícios de ter um pet em casa, pode começar a argumentar melhor com os outros moradores do seu lar para conseguir ter um bichinho para cuidar. Lembre-se de que existem muitos ganhos para todos os envolvidos. No entanto, é fato que cuidar de um animal não é fácil. Além dos cuidados básicos de comida e higiene, é vital também ter atenção com a saúde do pet, inclusive sua saúde mental, e oferecer uma boa educação para que ele tenha uma vida feliz e satisfatória.

E aí, gostou de ler o conteúdo sobre as vantagens de ter um pet em casa? Então compartilhe-o nas suas redes sociais agora mesmo!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat