Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Sistema tecnológico deve dar agilidade aos processos entre Polícia Civil e Judiciário

Com a novidade, todos os documentos gerados no sistema poderão ter a assinatura digital, o que dá validade jurídica aos processos, sem a necessidade do papel.

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso passa a ter um novo sistema de assinaturas, o que pode, futuramente, gerar certa economia ao Estado. Na última quarta-feira (13), houve uma atualização do módulo ‘Cartorium do GEIA’, conjunto de sistemas corporativos da Polícia Civil, através do Centro de Tecnologia da Informação.

Com a novidade, todos os documentos gerados no sistema poderão ter a assinatura digital, o que dá validade jurídica aos processos, sem a necessidade do papel. A nova modalidade eletrônica possibilita ao sistema, utilizar um novo repositório de objetos, como fotos, arquivos, documentos assinados, entre outros.

O novo repositório é composto por três servidores montados em um cluster distribuído, onde é possível se ter mais segurança na guarda e também a disponibilidade dos arquivos por anos, sem preocupação com corrompimento e danos de arquivos. Despachos e papeis também não precisarão ser impressos, diante da modalidade eletrônica.

Um dos investigadores, que também é o coordenador do setor de Tecnologia da Polícia Civil, Fábio Arruda Goes Ferreira, disse que a ligação entre o Poder Judiciário e a Polícia Civil, deve acontecer nos próximos dias.

“Ao longo dos próximos dias, a equipe começará de fato a ligação dos dados entre os sistemas da Polícia Civil (GEIA), e o do Poder Judiciário (PJe)”, explicou o coordenador.

De acordo com informações, foram cerca de dois meses de trabalhos, através de estudos e testes que foram feitos, antes de ligar o sistema. O armazenador poderá dar às delegacias e ao Judiciário, um novo mecanismo de trabalho, com maior dinamismo. Nessa versão já estão disponíveis os documentos solicitados pelo Ministério Público Estadual, entre outras melhorias.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies