Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Sinop Energia alerta para a importância da preservação nas margens do reservatório

No dia da Amazônia, a empresa faz um alerta sobre a importância da preservação da vegetação nativa; confira.

O Dia da Amazônia é comemorado em 5/9, e a Sinop Energia, empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE Sinop), chama atenção para a importância da preservação da vegetação nativa das margens do lago da usina. Além de fazer a sua parte com o reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APP), a companhia convoca a população a contribuir para a saúde e a boa qualidade da água do reservatório.

“A preservação da mata ciliar é fundamental para a saúde do reservatório e a boa qualidade da sua água. As queimadas, o desmatamento, o despejo irregular de lixo e a ocupação irregular da APP, localizada na nascente e margem do lago da usina, podem resultar em processos erosivos, causar assoreamento e até comprometer a qualidade de água e a população de espécies nativas”, alerta o Gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques.

A Área de Preservação Permanente (APP) ao redor da represa possui, entre outras funções, a de preservação dos recursos hídricos, estabilidade geológica e proteção do solo. Por isso, as construções irregulares resultam não só em danos ambientais, mas acabam interferindo no próprio nível do reservatório e em seu potencial hidráulico.

Por meio do seu Programa Básico Ambiental (PBA), a Sinop Energia já plantou mais de 150 mil mudas de plantas nativas em cerca de 250 hectares no entorno do reservatório da usina, área correspondente a cerca de 250 campos de futebol. O objetivo é o reflorestamento de um total de 3 mil hectares da Área de Preservação Permanente (APP) durante os próximos 10 anos.

As ações que integram o PBA da Sinop Energia foram elaboradas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que realizou as proposições técnicas de onde e como plantar, bem como zelar pela preservação desse reflorestamento.

O trabalho foi iniciado em julho de 2020, com plantio, cultivo e monitoramento de 30 espécies típicas da Floresta Amazônica, provenientes do viveiro de mudas da UHE Sinop. As principais plantas são frutíferas, medicinais e com potencial silvicultural, como Cajueiro, Guarantã, Ipês, Copaíba, Sucupira, Champagne, Jatobá, Jutaí-mirim, Ingá-mirim, Mamoninha-do-mato, Mandiocão e Angelim, entre outras.

André Vasques lembra a importância da participação da população local na fiscalização e denúncia de queimadas, desmatamentos irregulares e ocupações irregulares na Área de Preservação Permanente.

“É importante que a população do entorno do reservatório nos ajude a preservar o lago, denunciando qualquer atividade irregular aos órgãos públicos competentes, contatando a Sinop Energia no escritório da empresa (Av. dos Flamboyants, 684, Sinop) ou por meio do telefone geral (66) 3520-9500. O reservatório da usina não é só para geração de energia”, completa Vasques.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

Sinop Energia alerta para a importância da preservação nas margens do reservatório
(Assessoria)

(Com assessoria)

Leia Também –

Acompanhe outras Notícias no Jornal da 93FM 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies