Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Sinop e Sorriso superam meta e vacinam mais de 90% do grupo prioritário

Ao término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o município de Sinop atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar, no mínimo, 90% das 29.737 pessoas inseridas nos grupos prioritários. Após pouco mais de 50 dias, a cobertura totalizou 93,22%, sendo aplicadas 27.720 doses.

Conforme explica a coordenadora de imunização, da Secretaria de Saúde, Sirlei Castilho, embora a campanha já tenha sido oficialmente finalizada no sábado (31/05), algumas unidades de saúde vêm registrando, nesta segunda-feira, 03/06, a procura por usuários do grupo prioritário, bem como de cidadãos em geral, e que buscam os estabelecimentos na tentativa de receberem a vacina. 

Entretanto, de acordo com Sirlei Castilho, restaram poucas doses e a previsão é que o estoque finalize em um curto intervalo de tempo. “Não é possível nem calcular [o número de doses] porque muitas pessoas estão procurando as unidades nesta segunda-feira (03). Inclusive, em algumas UBS’s, a vacina já acabou. Em outras, pode acabar a qualquer momento”, explica a coordenadora.

Sinop recebeu do Governo Federal, no início da campanha, 30 mil doses. No momento, além das que restaram, outras cerca de 1.200 estão garantidas, conforme determinação do Ministério da Saúde. Elas são destinadas exclusivamente às crianças que tomaram a vacina pela primeira vez em 2019 e, principalmente, aquelas que têm menos de um ano. Esse público retornará às unidades de saúde para aplicação da segunda dose e que, conforme estabelecem os protocolos, ocorre no intervalo de 30 dias após a primeira.

Quem era o público alvo da campanha
Estão na relação preferencial as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto; idosos a partir de 60 anos; portadores de doenças crônicas ou de risco clínico; trabalhadores na área de saúde; professores; indígenas; pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes cumprindo medida socioeducativa; profissionais do sistema prisional; policiais civis; militares; bombeiros e membros ativos das forças armadas.  

Campanha em Sorriso
Nesta segunda-feira (03), as doses já foram liberadas para a população nas Unidades de Saúde da Família. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso, foram administradas 15.717 doses, atingindo 95,89% da meta. O percentual mínimo estipulado pelo Ministério da Saúde era imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

O percentual da cobertura vacinal dos grupos prioritários  ficou assim, os professores com 111,20%, de cobertura vacinal, os idosos  ficaram com 110,88%, os trabalhador de saúde com 98,56%, as crianças com 90,22%, as gestantes com 89,33%, as puérperas com 89,27%, os portadores de comorbidades com 87,16% e 73 militares tomaram a vacina.

“Quero aqui agradecer a todos que entenderam a importância dessa imunização e procuraram as unidades de saúde para  vacinar, trazendo mais segurança para sua família. E agradeço também aos nossos colaboradores pelos esforços para pudéssemos atingir o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde”, falou secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.(Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies