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Servidores da Educação planejam recuperação da aprendizagem

Será realizado uma reunião com o objetivo de planejar as ações de 2021, incluído da recuperação da aprendizagem dos alunos

Servidores da Educação Equipes de todas as escolas da rede estadual de Mato Grosso realizam, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, a Semana Pedagógica. O objetivo é fazer o planejamento de ações para o ano letivo de 2021, tendo como um dos principais desafios a recuperação da aprendizagem dos estudantes, afetada pelas limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Durante cinco dias, os servidores, coordenadores pedagógicos e diretores vão analisar as unidades escolares, considerando a identidade única de cada uma delas, as realidades diferenciadas e a autonomia. As aulas na rede estadual serão retomadas no dia 8 de fevereiro, na modalidade não presencial, onde os servidores irão educar no formato online ou de apostilas.

“Nosso maior desafio este ano é recuperar a aprendizagem dos nossos estudantes, que sofreu grande impacto com a pandemia. Uma avaliação nos mostrou onde estão os maiores problemas, que vamos atacar de frente. A semana pedagógica é mais um passo no planejamento das nossas ações para melhorar a qualidade do ensino público”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A superintendente de Políticas de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Maria Teresinha Fin, afirma que este será o momento em que a escola vai se organizar e elencar as principais ações. “É o momento em que o foco maior é a superação dos desafios da aprendizagem”.

A equipe gestora e os servidores deverão levar em consideração o que foi vivenciado em 2020, considerando que a aprendizagem conectada se mostrou insuficiente para ajudar nas aulas não presenciais, colocadas em prática durante a pandemia da Covid-19.

No intuito de auxiliar na retomada das atividades pedagógicas neste ano, para os servidores, foram enviados às escolas os painéis dos resultados da Avaliação Diagnóstica/2020 aplicada aos estudantes para verificar como estava o aprendizado.

“Os professores terão acesso às avaliações e vão elaborar o plano de intervenção. Com esses resultados em mãos, os professores estarão cientes sobre o que o estudante está precisando, quais suas dificuldades”, explicou a superintendente.

Esses dados e demais informações sobre como proceder na Semana Pedagógica constam do Orientativo Pedagógico, documento disponibilizado pela Seduc-MT às escolas, assessorias pedagógicas e Diretorias Regionais de Ensino de Mato Grosso (DREs)/Cefapros para estruturação das atividades pedagógicas a serem realizadas com a comunidade escolar.

A Seduc-MT também reforça a adoção do continuum curricular de dois anos, a partir da fusão dos anos letivos de 2020 e 2021, que compreende a reorganização do calendário escolar em todas as escolas, garantindo habilidades e objetivos de aprendizagem essenciais não alcançados pelos estudantes no ano letivo de 2020 e previstos para o ano letivo de 2021.

A Secretaria de Estado de Educação destaca que as escolas têm que revisitar o Projeto Político Pedagógico (PPP) 2020 para identificar o que pode ser atualizado, priorizar as necessidades e os projetos, avaliando as possibilidades de execução em 2021 e traçando novas metas possíveis de serem realizadas, dentro da situação atual.

 

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