Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Projeto de concessão da Ferrogrão entre Sinop e Miritituba é apresentado para investidores

Evento será realizado até o dia 7 de agosto e tem o objetivo é apresentar a investidores detalhes do projeto da ferrovia, que irá ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA)

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) realiza apresenta, nesta semana, o projeto de Concessão da Ferrogrão, que vai ligar Sinop até Miritituba (PA), para investidores. O evento começou nessa terça-feira (3), segue até a sexta-feira (7) e tem o objetivo de apresentar os detalhes do projeto da ferrovia.

As reuniões virtuais têm o objetivo de receber feedback dos interessados quanto à modelagem proposta, em avaliação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde o mês passado.

“Para mim, a Ferrogrão é o projeto mais importante do Brasil. Estamos falando de agronegócio antes e depois da ferrovia. Estamos modelando um contrato que será bem-sucedido. Todos os cuidados de natureza ambiental também estão sendo bem endereçados. Não tenho dúvidas que teremos sucesso nessa concessão”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Acompanhe o andamento da concessão

A Ferrogrão será uma das vias mais importantes do país e um dos ativos mais aguardados pelos investidores. Com 933 km de extensão, tem papel estruturante para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do estado do Mato Grosso, prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.

Sua implementação irá consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop (MT) ao Porto de Itaituba (PA).

Estão previstos, também, o ramal de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 km, e o ramal de Itapacurá, com 11 km. O projeto faz frente à expansão da fronteira agrícola brasileira e à demanda por uma infraestrutura integrada de transportes de carga.

O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163/PA, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.

O Evento é realizado pelo Minfra, em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), dá continuidade, a partir desta terça-feira (4), ao Roadshow da Ferrogrão (EF-170). (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies