Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Projeto ‘coleta seletiva nas escolas’ leva formação para estudantes da Rede municipal a partir desta quarta

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) iniciam, nesta quarta-feira, 02/10, o cronograma de formações do projeto “Coleta Seletiva em 100% das Unidades Públicas Municipais”. Nesta primeira etapa, cerca de 5,2 mil estudantes da Rede Municipal são o público-alvo da ação, recebendo, de forma lúdica e pelo humor, capacitações quanto ao trabalho, a metodologia, a proposta pedagógica e o entendimento quanto ao papel de cada um no processo de execução da agenda.
De acordo com a programação estabelecida, a apresentação do projeto será realizada pela dupla de humoristas de Sinop, Tchó e Beppi, durante uma série de encontros com os estudantes no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Nesta quarta-feira, 02/10, são dois momentos: das 14h às 14h40 e das 15h às 15h40. Já na quinta-feira, 03/10, três encontros: 1º das 8h30 às 9h10; 2º das 14h às 14h40 e; 3º, das 15h às 15h40. Por sua vez, na sexta-feira, 04/10, serão: 8h30 às 9h10, 14h às 14h40 e 15h às 15h40.
“Esta é uma primeira agenda definida com a Educação e que consiste no contato com os estudantes. Eles entenderão como funcionará o projeto e serão os primeiros a serem abordados, pois serão peça fundamental nesse processo de consciência coletiva e ambiental”, destaca Ivete Frank Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O “Coleta Seletiva” promoverá uma agenda coletiva de incentivo aos 17 mil alunos da rede municipal de educação quanto à importância da reciclagem para o meio ambiente. Para tal, adotará uma metodologia de trabalho que consiste em troca de materiais diversos por um dinheiro fictício, o “Sinopinho”, que poderá ser usado para comprar produtos de papelaria, como canetas, lápis de cor, cadernos e outros matérias escolares. O projeto foi lançado no mês de setembro, como parte da programação de aniversário do Celebra Sinop.

“Vamos começar a trabalhar dentro das escolas para que isso reflita no cotidiano de cada aluno, dentro da casa, no entorno, com quem ele convive, com os familiares. Para que, a partir deles, possamos fazer uma mudança cultural. Então, vamos apresentar a eles a importância que tem uma mudança de costume no nosso município e que o lixo domiciliar pode ser reutilizável”, frisa a secretária Ivete Malmann.

Metodologia
A cada cinco unidades de produtos para a coleta, as crianças ganharão um real sinopinho e que poderá ser trocado por materiais escolares na Casa do Papai Noel, que fica localizada na Praça da Bíblia, tão logo a lojinha esteja montada e o projeto em já em operação dentro das escolas. Para animar as crianças durante a campanha será realizada a escolha do mascote da Coleta Seletiva, que irá auxiliar nos trabalhos pedagógicos e de orientação nas escolas. A unidade escolar com o maior número de arrecadação será premiada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies