Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Estratégias Para Incentivar a Presença Negra no Mercado de Trabalho

Ações e Iniciativas Empresariais São Essenciais na Concepção de Uma Nova Realidade no Mercado de Trabalho

É cada vez mais necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de incentivar a presença negra no mercado de trabalho. Onde ultrapassemos barreiras instaladas historicamente e criemos um novo cenário mercadológico capaz de valorizar talentos independentemente de qualquer fator.

Basta que nos questionemos a respeito da representatividade negra no mercado de trabalho. Você, leitor, já refletiu sobre o percentual de pessoas negras em cargos de liderança ou diretoria? Conhece a taxa de pessoas negras que atualmente ocupam os mais altos cargos dentro de uma organização?

Estudos revelados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, demonstrou que homens e mulheres negros ocupam cerca de 2,6% dos cargos de diretoria, e 2,4% dos cargos de gerência nas organizações atualmente.

É notável a necessidade de estratégias capazes de amenizar a diferença de percentual que prevalece o perfil de profissionais dentro das empresas nos dias de hoje. No entanto, tais ações devem ser capazes de provocar mudanças sociais e culturais, pois tais fatores refletem diretamente no cenário organizacional.

Atualmente, muitas empresas têm investido em ações que promovam a seleção de talentos que promovam a presença negra no mercado, além de investir em estratégias de treinamento e capacitação.

Porém, mesmo com a instalação de iniciativas que promovam a presença negra no mercado, é fundamental que saibamos ultrapassar os limites do discurso e de fato promover a inclusão em nosso dia a dia, pois esta é uma mudança que está diretamente ligada a fatores sociais.

Mas na prática o que isso quer dizer?

Quer dizer que quando fomos capazes de promover uma sociedade igualitária, teremos um cenário empresarial igualitário, onde talentos sejam promovidos independentemente de fatores sociais e culturais.

Como incentivar a presença negra no mercado de trabalho

Presença negra

A diversidade é uma das marcas do nosso país, somos uma população essencialmente diversa, no entanto, no mercado de trabalho, a prevalência de homens brancos nos principais cargos organizacionais demonstra o quão equivocada são as estratégias, e a visão empresarial cultivada ao longo da história do nosso país.

A inovação, tão essencial nas estratégias empresariais nos dias de hoje, deve também integrar suas ações de inclusão, onde de fato promovamos um cenário incluso e apto a reconhecer talentos e incentivar a presença negra no mercado de trabalho.

Há a necessidade de mudarmos a forma como o profissional negro é visto no cenário empresarial, e mais do que isso, é necessário que saibamos compreender, fundamentalmente, que somos, independentemente de qualquer fator, iguais em nossa essência, e não há nada que nos torne diferente do ponto de vista biológico.

É necessária a aplicação de estratégias de capacitação, oferecendo oportunidades capazes de mudar o percurso da população negra na história do nosso país, onde possibilitemos a criação de uma nova história, escrita de forma igualitária.

Mais do que ações de inclusão, os negros precisam ser os autores de sua própria história, deixando de trilhar o caminho que lhes foi criado ao longo do desenvolvimento da nossa sociedade.

Neste contexto o acesso a uma educação de qualidade é um fator essencial, pois possui grande relevância no desenvolvimento de habilidades profissionais capaz de conduzir a presença negra a novos patamares no mercado de trabalho.

Assim, é fundamental o desenvolvimento de ações que promovam a diversidade, que tornem o mercado de trabalho plural, seja através de programas ou iniciativas eficazes e capazes de promover uma mudança significativa nos percentuais de atuação de pessoas negras no mercado de trabalho nos dias de hoje.

Pois este é o momento de sabermos reconhecer erros antigos e aplicarmos novas ações na correção e na criação de um novo cenário empresarial que de fato represente e demonstre a diversidade tão significativa de nosso país.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies